A INFLUÊNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE

Autores

  • Darlan José Roman Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC
  • Silvio Santos Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.153

Palavras-chave:

questão ambiental, tomada de decisão, marketing verde, setor de papel e celulose

Resumo

Este artigo aborda a relevância da questão ambiental no processo de tomada de decisão de compras organizacionais no setor de papel e celulose. Discute-se a relação entre questão ambiental e decisão de compra. Após a apresentação e discussão do conceito de tomada de decisão, discute-se o Marketing Verde como estratégia organizacional para informar o mercado sobre as iniciativas ambientais da organização. Esse conceito tem sido abordado como parte dos esforços para compreender o lugar da variável ambiental nas dinâmicas organizacionais e sociais. Com base na relação de empresas disponibilizadas pela Federação das Indústrias dos Estados, foram coletados dados de 36 empresas compradoras do setor de papel e celulose. Os dados coletados e sua posterior análise mostraram fortes evidências de que a questão ambiental parece não afetar as preferências dos compradores institucionais do setor no momento da decisão de compra. Na mesma linha, conclui-se que não há conhecimento satisfatório das práticas ambientais reais das empresas por parte dos compradores.

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Biografia do Autor

Darlan José Roman, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis/SC. Áreas de interesse em pesquisa: Administração da Produção, Estratégia e Competitividade Organizacional.

Eliane Salete Filippim, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC

Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública; Estratégia; Desenvolvimento

Silvio Santos Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Agronegócios pela mesma Universidade, Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia e Gestão, Redes, Desenvolvimento

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Publicado

2010-03-31

Como Citar

Roman, D. J., Filippim, E. S., & Santos Júnior, S. (2010). A INFLUÊNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(1), 101–120. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.153

Edição

Seção

Artigos