A INFLUÊNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE

Darlan José Roman, Eliane Salete Filippim, Silvio Santos Júnior

Resumo


Este artigo aborda a relevância da questão ambiental no processo de tomada de decisão de compras organizacionais no setor de papel e celulose. Discute-se a relação entre questão ambiental e decisão de compra. Após a apresentação e discussão do conceito de tomada de decisão, discute-se o Marketing Verde como estratégia organizacional para informar o mercado sobre as iniciativas ambientais da organização. Esse conceito tem sido abordado como parte dos esforços para compreender o lugar da variável ambiental nas dinâmicas organizacionais e sociais. Com base na relação de empresas disponibilizadas pela Federação das Indústrias dos Estados, foram coletados dados de 36 empresas compradoras do setor de papel e celulose. Os dados coletados e sua posterior análise mostraram fortes evidências de que a questão ambiental parece não afetar as preferências dos compradores institucionais do setor no momento da decisão de compra. Na mesma linha, conclui-se que não há conhecimento satisfatório das práticas ambientais reais das empresas por parte dos compradores.


Palavras-chave


questão ambiental; tomada de decisão; marketing verde; setor de papel e celulose

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DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.153

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