A INFLUÊNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE

Publicado
2010-03-31
Palavras-chave: questão ambiental, tomada de decisão, marketing verde, setor de papel e celulose

    Autores

  • Darlan José Roman Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Eliane Salete Filippim Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC
  • Silvio Santos Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba/SC

Resumo

Este artigo aborda a relevância da questão ambiental no processo de tomada de decisão de compras organizacionais no setor de papel e celulose. Discute-se a relação entre questão ambiental e decisão de compra. Após a apresentação e discussão do conceito de tomada de decisão, discute-se o Marketing Verde como estratégia organizacional para informar o mercado sobre as iniciativas ambientais da organização. Esse conceito tem sido abordado como parte dos esforços para compreender o lugar da variável ambiental nas dinâmicas organizacionais e sociais. Com base na relação de empresas disponibilizadas pela Federação das Indústrias dos Estados, foram coletados dados de 36 empresas compradoras do setor de papel e celulose. Os dados coletados e sua posterior análise mostraram fortes evidências de que a questão ambiental parece não afetar as preferências dos compradores institucionais do setor no momento da decisão de compra. Na mesma linha, conclui-se que não há conhecimento satisfatório das práticas ambientais reais das empresas por parte dos compradores.

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Como Citar
Roman, D. J., Filippim, E. S., & Santos Júnior, S. (2010). A INFLUÊNCIA DA QUESTÃO AMBIENTAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(1), 101-120. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n1.153