ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM FORTALEZA: UM ESTUDO DOS CONTEÚDOS E INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n3.160Palavras-chave:
ensino do empreendedorismo, cursos de Administração. pesquisa documental, conteúdos, instrumentos pedagógicos.Resumo
Esta pesquisa propõe a discussão acerca dos conteúdos e as estratégias de ensino de empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Fortaleza. O empreendedorismo é um fenômeno associado à economia e ao comportamento humano (FILLION, 1999b), especialmente ao comportamento inovador (CARLAND; CARLAND, 2009). A discussão da capacidade empreendedora nata ou não ao ente humano suscitou a seguinte indagação: a oferta da disciplina de empreendedorismo utilizando-se de metodologias de ensino convencionais, em cursos de graduação em administração, contempla as prerrogativas pedagógicas para a formação do empreendedor? Os métodos são os próprios da pesquisa documental. O recorte temporal foi o primeiro semestre de 2010. Os resultados apontam para o fato de que na fase inicial, uma considerável parcela das IES pesquisadas não contemplou o ensino de empreendedorismo em seus projetos pedagógicos de curso. Entre as que contemplaram, verificou-se um predomínio das técnicas de ensino baseadas nas tradicionais exposições dos conteúdos. Portanto, nas instituições estudadas, o processo de ensino não foca a formação do empreendedorismo como téchnê. O foco é a informação e não a formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.