Universidades Corporativas e o ensino para a sustentabilidade

Monica Aparecida De Sordi Martão, Jacques Demajorovic

Resumo


Este artigo tem por objetivo verificar como universidades corporativas promovem a educação para a sustentabilidade de seus colaboradores e stakeholders externos de forma a integrar esta temática nas estratégias organizacionais. Para esta pesquisa qualitativa, a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semiestruturada, realizada com 16 Gestores de universidades corporativas sediadas no Estado de São Paulo. Os resultados apontam que, embora a sustentabilidade seja um componente estratégico presente no discurso organizacional, é praticamente inexistente modelos específicos e ações educacionais, relacionados propriamente com o tema. Destaca-se a falta de uma cultura para a sustentabilidade efetiva nas organizações e concentração do conhecimento relativo ao tema nos departamentos específicos de sustentabilidade, que contribui para um aprendizado fragmentado e pontual, dificultando a apropriação deste conhecimento nas demais unidades organizacionais e a incorporação da temática na estratégia das organizações pesquisadas. O principal desafio encontrado se refere à construção de diálogo colaborativo entre as universidades corporativas, áreas de sustentabilidade e demais setores organizacionais que facilite um processo formativo efetivo nas organizações, conciliando objetivos econômicos, ambientais e sociais.


Palavras-chave


Universidade Corporativa; Educação; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1636

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2019 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia