UMA EXEGESE DE ALGUNS MÉTODOS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO: PROPONDO UMA METODOLOGIA EXISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.165Palavras-chave:
método, verdade, epistemologia, dúvida metódica, metodologia existencial.Resumo
No campo epistemológico clássico, o objetivo do método era alcançar a verdade. A correspondência entre o ideado e o real – conceito clássico de verdade – deu lugar, na contemporaneidade, a um esforço por construir um modelo que represente ou explique a realidade. Dela conhecemos apenas o fenômeno. Ainda que do ponto de vista filosófico, admita-se que o conhecimento é uma probabilidade e nunca uma certeza, observa-se, na prática acadêmica e profissional da Administração e de outras áreas, uma tendência de o ser humano fixar-se em dogmas, de natureza religiosa, filosófica ou científica. Após a revisão de alguns métodos, o presente artigo realiza uma interpretação destes métodos e os ordena com base em uma proposta de metodologia existencial, aquela que leva em consideração que o cientista é também objeto do e no evento. Propõe-se uma metodologia que faça da dúvida metódica um exercício constante de busca pela verdade, o que permitirá a construção de sistemas abertos sem perder a vantagem da organização sistemática do conhecimento. Conclui-se pela superioridade do trabalho em equipe sobre o trabalho individual e recomenda-se o exercício de atividades profissionais e de ensino em duplas ou grupos que permitam a avaliação contínua dos processos realizados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.