Aspectos Críticos na Aprendizagem pela Ação: Resultados da Integração entre Universidade e Startups Catarinenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1719

Palavras-chave:

Aprendizagem pela ação, Construtivismo, Avaliação de desempenho, EBTs, Incertezas

Resumo

Este artigo visa evidenciar os fatores críticos na aplicação de um método de aprendizagem pela ação em um projeto de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Os procedimentos práticos propostos pelo projeto são baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. Utilizou-se a abordagem qualitativa para coleta de dados, sendo o método aplicado de estudo de caso. Como resultados, foi possível observar alguns fenômenos quanto ao comportamento dos alunos, a busca de uma solução ótima e genérica de problemas a partir da literatura científica ou de exemplos semelhantes. Outro aspecto observado foi o entendimento, por parte dos alunos que a organização interna e o gerenciamento de aprendizado são mais importantes do que a solução técnica em si. A singularidade do problema de startup, aliada à limitação de fatos e dados, levou o grupo a decidir mais sobre estudos in loco na startup do que em pesquisas bibliográficas genéricas sobre o problema. Como implicações práticas desta pesquisa destaca-se a contribuição para educadores e facilitadores que lidam com problemas de natureza incerta e dinâmica.

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Biografia do Autor

Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutor em Engenharia de Produção - UFSC

Mayara Lucia Bernardes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestre em Administração - UFSC

Bianca dos Santos Simon, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Bacharel em Administração - UFSC

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Lacerda, R. T. de O., Bernardes, M. L., & Simon, B. dos S. (2020). Aspectos Críticos na Aprendizagem pela Ação: Resultados da Integração entre Universidade e Startups Catarinenses. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(2), 116–146. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1719

Edição

Seção

Artigos