O ENSINO DA ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES E OPINIÕES DOS ALUNOS

Daniela Abrantes Ferreira, Lucelena Ferreira, Marina Dias de Faria

Resumo


O objetivo deste trabalho é o de ampliar o entendimento sobre as percepções e opiniões dos alunos a respeito do ensino da Ética nas escolas de Administração. Com base em estudo junto a um grupo de alunos de curso de graduação em Administração de uma faculdade privada do Rio de Janeiro, buscou-se investigar: qual a concepção dos alunos sobre o termo Ética; qual a importância que eles atribuem ao estudo da Ética e como deve ser o ensino da Ética nas escolas de Administração. A revisão bibliográfica trata da definição deste constructo e das contribuições de estudos sobre o ensino da Ética em Administração. Para se atingir o
objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de sete grupos focais, totalizando 74 participantes. Os resultados evidenciaram a importância que os alunos conferem ao ensino da Ética na faculdade de Administração, a ênfase em métodos de ensino participativo
em um ambiente favorável bem como as críticas ao enfoque dado pela faculdade ao ensino da Ética. As conclusões apontam caminhos para o ensino de Ética nas faculdades de Administração. 


Palavras-chave


Palavras-chave: Ética; graduação em Administração; métodos de ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.172

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2011 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia