Quão Plural é o Ensino de Marketing? Um Estudo Exploratório com Professores dos Cursos de Graduação em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1721

Palavras-chave:

Cursos de Graduação em Administração, Ensino de Marketing, Escolas de Pensamento em Marketing

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar sobre quão plural é o ensino de marketing em cursos de graduação em Administração, considerando três escolas de pensamento em Marketing: a gerencial, a de macromarketing e a de marketing crítico. Para atingir tal objetivo, foram entrevistados professores de marketing em diferentes cursos de graduação em Administração no Rio de Janeiro. Os resultados apresentados nas três categorias analíticas produzidas apontam para: a) O reconhecimento de que o conteúdo programático baseado no marketing gerencial é insuficiente para atender aos desafios que cercam a prática de marketing; b) A preocupação em referenciar as práticas de marketing às demandas do mercado e; c) A importância de estabelecer discussões éticas, sociais e críticas que envolvam não somente a relação entre empresas e consumidores, mas que reconheçam o papel do Estado e as pressões da sociedade civil organizada. Os autores concluem que as abordagens de macromarketing e de marketing crítico podem contribuir para que as discussões abordadas possam ser conduzidas pelos professores, de maneira mais plural e sistematizada, para que o ensino de marketing transborde dos domínios da sala de aula para projetos de pesquisa e de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Oliveira Barata Merabet, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, RJ

Doutorando em Administração - UniGranRio

Rosana Oliveira da Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda em Administração - UniGranRio

Clayton Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, RO

Doutorando em Administração - UniGranRio

Denise Franca Barros, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Administração - Fundação Getúlio Vargas

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Merabet, D. de O. B., Silva, R. O. da, Gonçalves, C. P., & Barros, D. F. (2020). Quão Plural é o Ensino de Marketing? Um Estudo Exploratório com Professores dos Cursos de Graduação em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(2), 147–182. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1721

Edição

Seção

Artigos