Quão Plural é o Ensino de Marketing? Um Estudo Exploratório com Professores dos Cursos de Graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1721Palavras-chave:
Cursos de Graduação em Administração, Ensino de Marketing, Escolas de Pensamento em MarketingResumo
O objetivo desta pesquisa é investigar sobre quão plural é o ensino de marketing em cursos de graduação em Administração, considerando três escolas de pensamento em Marketing: a gerencial, a de macromarketing e a de marketing crítico. Para atingir tal objetivo, foram entrevistados professores de marketing em diferentes cursos de graduação em Administração no Rio de Janeiro. Os resultados apresentados nas três categorias analíticas produzidas apontam para: a) O reconhecimento de que o conteúdo programático baseado no marketing gerencial é insuficiente para atender aos desafios que cercam a prática de marketing; b) A preocupação em referenciar as práticas de marketing às demandas do mercado e; c) A importância de estabelecer discussões éticas, sociais e críticas que envolvam não somente a relação entre empresas e consumidores, mas que reconheçam o papel do Estado e as pressões da sociedade civil organizada. Os autores concluem que as abordagens de macromarketing e de marketing crítico podem contribuir para que as discussões abordadas possam ser conduzidas pelos professores, de maneira mais plural e sistematizada, para que o ensino de marketing transborde dos domínios da sala de aula para projetos de pesquisa e de extensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.