A XP e o Itaú Unibanco: dos Produtos de Investimento a Desbancarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1749

Palavras-chave:

Bancos, Corretoras, Teoria do custo de transação, Inovação tecnológica, Cenários econômicos

Resumo

Este caso para ensino apresenta a narrativa da aquisição da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco. O banco ofertou a compra da XP Investimentos. Este movimento ocorreu pouco antes da corretora pedir o registro para realizar seu IPO (Oferta Inicial de Ações, sigla em inglês) na bolsa de valores brasileira (B3). O objetivo do estudo é impulsionar as discussões da operação de aquisição para os temas de estrutura de governança e a teoria dos custos de transação em meio a inovação tecnológica no mercado financeiro brasileiro. Pelo lado da XP o plano era claro: em uma tacada só, ficar com o ativo e eliminar um concorrente, podendo agora não apenas sonhar em ser o maior grupo de investimentos do Brasil. Já para o Itaú Unibanco – maior player do mercado - passa a ter a carteira da XP pronta e elimina um concorrente que lhe tirava market share. O caso indica discussões sobre a lógica por trás da aquisição da XP pelo Itaú Unibanco. Ainda, permite indagar se não seria capaz o maior banco do Brasil, desenvolver tais capacidades adquiridas da corretora, além de questionar se as capacidades internalizadas da XP são tão valiosas a ponto de tamanho investimento.

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Biografia do Autor

Raul Beal Partyka, Fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, SP

Mestre em Administração de Empresas - Univali

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Doutor em Administração de Empresas - FGV/EAESP

Rosilene Marcon, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC

Doutora em Engenharia de Produção - UFSC

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Beal Partyka, R., Lana, J., & Marcon, R. (2020). A XP e o Itaú Unibanco: dos Produtos de Investimento a Desbancarização. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(2), 214–238. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n2.1749

Edição

Seção

Casos de Ensino