PERCEPÇÕES ÉTICAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Francisco José da Costa Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, João Pessoa / PB
  • Anderson Queiroz Lemos Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza / CE
  • Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza / CE

Palavras-chave:

ética nos negócios, idealismo, relativismo moral.

Resumo

Este artigo analisou a percepção de estudantes de cursos de administração sobre a importância da ética nos negócios e a adesão deste público ao relativismo moral ou ao idealismo. Avaliou também intensidade moral e a intenção ética. Foi feita uma revisão da literatura sobre estes conceitos e um trabalho de campo, cuja coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado. Os dados foram coletados junto a 166 estudantes nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos de estatística descritiva. Os resultados apontaram que: os estudantes atribuem importância para a ética; são mais tendenciosos a uma postura idealista que relativista; são bastante sensíveis na avaliação da intensidade moral; e possuem uma forte indisposição para agirem de forma antiética. Acredita-se que os resultados podem contribuir para o aprofundamento do tema ética e servir como base comparativa para outros estudos.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, João Pessoa / PB

Graduado e mestre em Administração pela UECE e doutor em Administração pela FGV/EAESP. Áreas de interesse: Educação em Administração e Marketing.

Anderson Queiroz Lemos, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza / CE

Graduado em Administração pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e mestrando em Administração pela UECE. Áreas de interesse: Educação em Administração e Responsabilidade Social

Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza / CE

Graduado em Administração pela Faculdade Leão Sampaio e mestrando em Administração pela UECE. Áreas de interesse: Educação em Administração e Empreendedorismo.

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Publicado

2009-12-31

Como Citar

Costa, F. J. da, Lemos, A. Q., & Lôbo, R. J. S. (2009). PERCEPÇÕES ÉTICAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(4), 35–53. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/179