PERCEPÇÕES ÉTICAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
ética nos negócios, idealismo, relativismo moral.Abstract
Este artigo analisou a percepção de estudantes de cursos de administração sobre a importância da ética nos negócios e a adesão deste público ao relativismo moral ou ao idealismo. Avaliou também intensidade moral e a intenção ética. Foi feita uma revisão da literatura sobre estes conceitos e um trabalho de campo, cuja coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado. Os dados foram coletados junto a 166 estudantes nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos de estatística descritiva. Os resultados apontaram que: os estudantes atribuem importância para a ética; são mais tendenciosos a uma postura idealista que relativista; são bastante sensíveis na avaliação da intensidade moral; e possuem uma forte indisposição para agirem de forma antiética. Acredita-se que os resultados podem contribuir para o aprofundamento do tema ética e servir como base comparativa para outros estudos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.