O ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA E DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS FORMANDOS EM ADMINISTRAÇÃO

Emerson Wagner Mainardes, João José de Matos Ferreira, Gerson Tontini

Resumo


Com o objetivo de revelar o entendimento dos alunos formandos em Administração quanto aos conceitos estratégia e gestão estratégica, este estudo realizou uma pesquisa fenomenográfica para extrair a percepção dos futuros gestores. Foram escolhidos os alunos formandos em Administração de uma universidade pública portuguesa. Após a análise dos dados coletados quanto à definição de estratégia, apresentou-se um modelo que explica a definição dos alunos. Esta definição foi comparada à literatura existente. Não se encontrou um conceito predominante, pois as definições obtidas junto aos alunos formaram um conjunto dos diversos conceitos existentes. Quanto à definição de gestão estratégica, percebeu-se uma aproximação com uma dos principais definições existentes na literatura. Por fim, identificou-se que os alunos apresentam dificuldades em traduzir as suas definições teóricas em exemplos reais aplicados nas organizações.


Palavras-chave


definição de estratégia; gestão estratégica; fenomenográfica. Revista

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2009 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia