O ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA E DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS FORMANDOS EM ADMINISTRAÇÃO
Keywords:
definição de estratégia, gestão estratégica, fenomenográfica. RevistaAbstract
Com o objetivo de revelar o entendimento dos alunos formandos em Administração quanto aos conceitos estratégia e gestão estratégica, este estudo realizou uma pesquisa fenomenográfica para extrair a percepção dos futuros gestores. Foram escolhidos os alunos formandos em Administração de uma universidade pública portuguesa. Após a análise dos dados coletados quanto à definição de estratégia, apresentou-se um modelo que explica a definição dos alunos. Esta definição foi comparada à literatura existente. Não se encontrou um conceito predominante, pois as definições obtidas junto aos alunos formaram um conjunto dos diversos conceitos existentes. Quanto à definição de gestão estratégica, percebeu-se uma aproximação com uma dos principais definições existentes na literatura. Por fim, identificou-se que os alunos apresentam dificuldades em traduzir as suas definições teóricas em exemplos reais aplicados nas organizações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.