Análise Quantitativa de Textos: Apresentação e Operacionalização da Técnica via Twitter
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1859Resumo
A Análise Quantitativa de Textos permite que textos sejam analisados à luz da Estatística – a nuvem de palavras é um exemplo utilizado para comunicar por meio de uma imagem os resultados de frequência estatística. O presente texto tem como objetivo apresentar esta técnica para coleta e tratamento de dados por meio da linguagem R. Desta maneira, é utilizada como exemplo didático a conta oficial da Unirio para apresentar as possibilidades de coleta e tratamento de dados no Twitter. Inicialmente discute-se Método e Técnica na Ciência à luz de informações online para depois avançar nos inputs da linguagem R, são eles: (a) Preparação do banco de dados pelo Twitter; (b) Resultados de Frequência - nuvem de palavras e frequência absoluta dos termos; (c) Bigramas e trigramas – associação estatística de palavras; (d) Rede de Correlação de Palavras – gráfico de co-ocorrência de palavras; (e) Análise de Cluster – associação estatística de palavras; e (f) Previsão da Próxima Palavra. Este texto é relevante por contribuir na formação de pesquisadores do campo de Administração Pública e de Empresas ao apresentar uma linguagem gratuita (R) que pode ser utilizada para gerar resultados ou insgiths para pesquisas empíricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.