Análise Quantitativa de Textos: Apresentação e Operacionalização da Técnica via Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1859

Resumo

A Análise Quantitativa de Textos permite que textos sejam analisados à luz da Estatística – a nuvem de palavras é um exemplo utilizado para comunicar por meio de uma imagem os resultados de frequência estatística. O presente texto tem como objetivo apresentar esta técnica para coleta e tratamento de dados por meio da linguagem R. Desta maneira, é utilizada como exemplo didático a conta oficial da Unirio para apresentar as possibilidades de coleta e tratamento de dados no Twitter. Inicialmente discute-se Método e Técnica na Ciência à luz de informações online para depois avançar nos inputs da linguagem R, são eles: (a) Preparação do banco de dados pelo Twitter; (b) Resultados de Frequência - nuvem de palavras e frequência absoluta dos termos; (c) Bigramas e trigramas – associação estatística de palavras; (d) Rede de Correlação de Palavras – gráfico de co-ocorrência de palavras; (e) Análise de Cluster – associação estatística de palavras; e (f) Previsão da Próxima Palavra. Este texto é relevante por contribuir na formação de pesquisadores do campo de Administração Pública e de Empresas ao apresentar uma linguagem gratuita (R) que pode ser utilizada para gerar resultados ou insgiths para pesquisas empíricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steven Dutt Ross, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Atualmente é professor da UNIRIO onde realiza pesquisas sobre a inovação na Gestão Pública, Tecnologia e Métodos Quantitativos. Focado nesses métodos aplicados ao setor público, trabalha com estatística, ciência política, gestão pública, design e economia. Anteriormente, foi pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas - DAPP/FGV e consultor da FGV/Projetos na área de desenvolvimento institucional pela FGV. Também foi Socio-fundador da empresa Sortud pesquisa e consultoria de métodos quantitativos (empresa de pesquisa de opinião e pesquisa de mercado) de 2007 a 2014. Trabalha com análise de dados há 15 anos, com experiência em gestão de projetos e em métodos quantitativos para organizações como Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, governo do Estado do Rio de Janeiro, governo do Estado do Rio Grande do Sul e prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós-Doutorando em Engenharia Civil pela UFF (2018). Doutor em Engenharia de Produção pela UFF (2012). Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (2007). Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE (2004).

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRJ Centro de Ciências da Saúde (CCS) INJC - Departamento de Gastronomia

Breno é doutor em Administração (EAESP/FGV - Estratégia Empresarial), mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). É professor Adjunto IV da graduação em Gastronomia na UFRJ. É líder do grupo de pesquisa 'Consumo, Gastronomia e Redes Sociais Virtuais' e um dos coordenadores do projeto de extensão TransGarçonne. É organizador de livros em Gastronomia e criador das coleções 'Gastronomia, Gestão e Sustentabilidade' e 'Gastronomia, Ensino, Pesquisa e Extensão' - Editora CRV. Na UFRRJ, foi professor da graduação em Administração Pública e do mestrado acadêmico em Administração; chefe do Departamento de Administração Pública; e, coordenador geral do Projeto Rondon. Foi professor dos MBAs e graduação da Fundação Getulio Vargas, Universidade Gama Filho, UERJ e Unigranrio. Breno já revisou textos para o Journal of Consumer Behaviour (fator de impacto 1,609) na temática do boicote dos consumidores. Seus interesses de pesquisa são: Boicote de Consumidores, Ensino e Pesquisa em Administração, Responsabilidade Social e Extensão em Gastronomia. O pesquisador possui publicações nacionais e internacionais com prêmios em eventos nacionais como Anpad e Angrad (2006, 2009, 2013 e 2018).

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Ross, S. D., & Cruz, B. de P. A. (2021). Análise Quantitativa de Textos: Apresentação e Operacionalização da Técnica via Twitter. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1859

Edição

Seção

Recursos e Técnicas de Ensino e Pesquisa