MARKETING DE RELACIONAMENTO E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES PESSOAS FÍSICAS

Publicado
2009-09-30
Palavras-chave: marketing de relacionamento, estratégias de fidelização.

    Autores

  • Edson Kenji Kondo Universidade Católica de Brasília, Brasília /DF
  • Alberto Shigueru Matsumoto Universidade Católica de Brasília, Brasília /DF
  • José Maria Oliveira Universidade Católica de Brasília, Brasília /DF
  • Marcelo dos Santos Sousa Universidade Católica de Brasília, Brasília /DF

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como as empresas do setor bancário do Distrito Federal lidam com o marketing de relacionamento e como elaboram suas estratégias para fidelizar os clientes pessoas físicas. Para tal, foi realizada uma pesquisa envolvendo nove gestores dos principais bancos e outra, subsequente, envolvendo 399 clientes pessoas físicas. O estudo foi descritivo e exploratório na primeira fase da pesquisa, e o descritivo, na segunda. Nesta última, aplicaram-se questionários estruturados a uma amostra não probabilística por conveniência. Os dados da primeira fase foram usados para classificar os bancos de acordo com seu posicionamento de mercado em quatro grupos. A pesquisa revelou que a maioria dos bancos está aberta a atender clientes de todas as classes, porém estratégias distintas produzem diferentes níveis de satisfação do cliente, que consequentemente afetam a capacidade de fidelização de cada tipo de banco. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Kondo, E. K., Matsumoto, A. S., Oliveira, J. M., & Sousa, M. dos S. (2009). MARKETING DE RELACIONAMENTO E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES PESSOAS FÍSICAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(3), 129-146. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/189