DA QUALIFICAÇÃO À COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: UMA DISCUSSÃO DAS MUDANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG
  • Daniel Calbino Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Palavras-chave:

Relações de trabalho, competências, qualificação.

Resumo

O presente artigo busca elucidar reflexões sobre as mudanças ocorridas nas relações de trabalho, principalmente nas últimas décadas, a partir da discussão do processo de substituição parcial do conceito de qualificação profissional para o conceito de competências. Constatou-se que essa alteração conceitual coincidiu com uma série de mudanças estruturais e, em nível intraorganizacional, mudanças nas políticas de gestão de pessoas. Para evidenciar tal constatação, foi feita uma contextualização do cenário brasileiro em relação à evolução do mercado de trabalho e às condições de qualificação profissional. Em seguida, realizou-se uma revisão teórica da origem desses dois conceitos e foram levantadas algumas perspectivas presentes na literatura para as relações de trabalho e a identidade dos indivíduos no trabalho. Ao final, constatou-se que a dicotomia entre qualificação profissional e competências remete a dois modelos de gestão distintos, que, na realidade brasileira, coexistem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Mayumi Pereira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Formada em Administração pela UFMG, atualmente é aluna do curso de Mestrado em Administração na mesma instituição, atua na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS). Suas principais publicações foram na área de cultura organizacional, identidade nas organizações, estratégia como prática, análise do discurso e indústria cultural.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Doutor em Administração pela UFMG. Desde 2002 é Professor Adjunto da UFMG/Face/Cad/Cepead. É coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Atua na Sublinha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; e Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural, que trabalham as áreas de estudos organizacionais e simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte / MG

Formado em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rey, atualmente é aluno do curso de Mestrado em Administração na UFMG, atua na linha de pesquisa Teoria Crítica e Estudos Organizacionais. É pesquisador integrante do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS) e Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP). Suas principais publicações foram na área de economia solidária, teoria organizacional e indústria cultural.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Souza, M. M. P. de, Carrieri, A. de P., & Pinheiro, D. C. (2009). DA QUALIFICAÇÃO À COMPETÊNCIA PROFISSIONAL: UMA DISCUSSÃO DAS MUDANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CONTEXTO BRASILEIRO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 97–115. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/195