A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO ALUNO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • João Paulo Bittencourt Instituto Fayal de Ensino Superior, Itajaí / SC
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis / SC
  • Nério Amboni Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis / SC

Palavras-chave:

Influência do professor, comportamento do consumidor, ensino da Administração.

Resumo

O papel do professor universitário e o comportamento de compra do consumidor são dois temas usualmente encontrados na literatura no mundo todo, inclusive na brasileira. A relação entre o professor universitário e o comportamento de compra de seus alunos, entretanto, é tema que merece ser investigado. Nesse sentido, o presente estudo busca descrever a influência do professor no comportamento de compra dos alunos dos cursos de graduação em Administração de Empresas. Para a consecução deste objetivo, foram selecionados, como sujeitos de pesquisa 30 estudantes de dois cursos de graduação em Administração de Empresas de Santa Catarina. As instituições localizam-se, respectivamente em Florianópolis (SC) e Itajaí (SC), sendo que a primeira é pública e a segunda é privada. Utilizou-se de pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas em profundidade. Entre as conclusões obtidas, destaca-se o fato de que os estudantes manifestam admiração e reconhecem a influência dos professores que eles julgam competentes. Vários alunos já realizaram compra de produtos por influência do professor e lembram-se dos exemplos citados em sala de aula ao realizar uma compra.

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Biografia do Autor

João Paulo Bittencourt, Instituto Fayal de Ensino Superior, Itajaí / SC

Graduado em Administração pelo Instituto Fayal de Ensino Superior – IFES – Itajaí/SC (2006), especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação – ICPG – Blumenau/SC (2008) e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UDESC/ESAG. É professor colaborador no Instituto Fayal de Ensino Superior, atuando nos cursos de Graduação em Administração Geral, Logística e Comércio Exterior. É consultor de empresas privadas na área de Desenvolvimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento, Formação de Facilitadores, Espiritualidade nas Organizações e Inteligência Emocional.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis / SC

Professora associada da UDESC - Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas-ESAG.
Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC
Mestrado em Administração pela UFSC
Graduada em Administração pela UFSC

Nério Amboni, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis / SC

Graduado em Administração pela UFSC (1982), mestrado em Administração pela UFSC (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1997). É professor Associado da UDESC, Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - Departamento de Administração Empresarial UDESC/CCA/ESAG/DAE. Atua nos cursos de graduação em Administração Empresarial, especialização e no mestrado profissional em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Bittencourt, J. P., Costa, J. I. P. da, & Amboni, N. (2009). A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO ALUNO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(2), 161–182. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/198