Crowdlearning: estratégia frente aos Desafios de Aprendizado no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1994Resumo
Este artigo tem como objetivos compreender as principais dificuldades de aprendizado por parte de alunos do ensino superior na modalidade EaD e discutir a viabilidade operacional de uma plataforma de crowdlearning a partir da perspectiva da dinâmica de interação. Realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas individuais junto a um grupo de gestores de cursos na modalidade EaD de universidades públicas e privadas no País selecionados de maneira não-aleatória. A pesquisa revelou que as dificuldades vivenciadas pelos estudantes têm múltiplas causas, sobretudo a deficiência educacional estrutural, i.e., habilidades de leitura e interpretação de texto, cálculos de baixa e média complexidade e também aspectos atitudinais como a autonomia e a autodisciplina. Reconheceu-se também a viabilidade da contribuição dos princípios da economia colaborativa no aprendizado desses estudantes mediante a interação, cooperação e colaboração de discentes, docentes e outros participantes; são, assim, especificadas as condições para a operação de uma plataforma de crowdlearning como ferramenta de auxílio ao aprendizado de alunos nesse contexto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.