ESTÁGIO DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Publicado
2014-06-30
Palavras-chave: estágio docência, metodologias de ensino, epistemologia

    Autores

  • Marcus Vinícius Medeiros de Araújo Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE
  • Fernando Antonio de Melo Pereira Universidade de São Paulo, Natal/RN
  • Lana Viviane Linhares da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
  • Jean Marcel Cunto Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
  • Joilza Karla Bezerra de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, de forma exploratória, os fundamentos epistemológicos das metodologias de ensino adotadas e criadas por alunos de pós-graduação de Mestrado em Administração. Este é um estudo qualitativo, onde os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores orientadores do estágio de ensino têm uma inserção ativa e satisfatória durante as atividades em sala de aula. Observou-se uma polarização entre os professores na fase de planejamento do ensino de
disciplinas alvo do estágio docência. Há uma predominância na adoção de aulas expositivas e metodologias de ensino utilizadas pelos professores. Concluiu-se que na disciplina de estágio docência, uma perspectiva epistemológica empirista tem prevalecido. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Araújo, M. V. M. de, Pereira, F. A. de M., Silva, L. V. L. da C., Lima, J. M. C., & Araújo, J. K. B. de. (2014). ESTÁGIO DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 237-269. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.20