ESTÁGIO DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

  • Marcus Vinícius Medeiros de Araújo Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE
  • Fernando Antonio de Melo Pereira Universidade de São Paulo, Natal/RN
  • Lana Viviane Linhares da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
  • Jean Marcel Cunto Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN
  • Joilza Karla Bezerra de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.20

Palavras-chave:

estágio docência, metodologias de ensino, epistemologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, de forma exploratória, os fundamentos epistemológicos das metodologias de ensino adotadas e criadas por alunos de pós-graduação de Mestrado em Administração. Este é um estudo qualitativo, onde os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os professores orientadores do estágio de ensino têm uma inserção ativa e satisfatória durante as atividades em sala de aula. Observou-se uma polarização entre os professores na fase de planejamento do ensino de
disciplinas alvo do estágio docência. Há uma predominância na adoção de aulas expositivas e metodologias de ensino utilizadas pelos professores. Concluiu-se que na disciplina de estágio docência, uma perspectiva epistemológica empirista tem prevalecido. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE

Bacharel em Administração pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Organizacional, Sistemas de Informação, Gestão da TI, Governança da TI e Alinhamento Estratégico da TI

Fernando Antonio de Melo Pereira, Universidade de São Paulo, Natal/RN

Mestre em Administração pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Organizacional, Sistemas de Informação e Gestão da TI

Lana Viviane Linhares da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Especialista em Mercado de Capitais pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Organizacional, Finanças Corporativas

Jean Marcel Cunto Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Especialista em Administração Pública pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Pública, Gestão Estratégica, Gestão de Projetose Balanced Score Card

Joilza Karla Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Bacharel em Administração pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Organizacional, Gestão Pública e Gestão de Pessoas

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Araújo, M. V. M. de, Pereira, F. A. de M., Silva, L. V. L. da C., Lima, J. M. C., & Araújo, J. K. B. de. (2014). ESTÁGIO DOCÊNCIA: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NAS METODOLOGIAS DE ENSINO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 237–269. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.20

Edição

Seção

Artigos