A AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.201Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Superior, AdministraçãoResumo
O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na percepção dos estudantes e dos professores em uma instituição de ensino superior. A ABP é outra modalidade dentre as metodologias ativas e faz uso da resolução de problemas propostos para que o estudante analise e estude o conteúdo. Tal metodologia é formativa por estimular o estudante a ter uma postura ativa, por buscar o conhecimento. O estudo insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois buscou analisar uma proposta de ABP no ensino, tendo como universo de pesquisa professores e estudantes do curso presencial de graduação em Administração, de uma instituição privada. Os sujeitos analisados foram os estudantes matriculados no primeiro período do segundo semestre do ano de 2013 e os professores que lecionaram no segundo semestre do ano de 2013, as seguintes disciplinas no campus Lapa: Funções Executivas da Administração, Sociologia das Organizações, Evolução das Teorias da Administração, Desafios da Administração e Evolução das Teorias Econômicas. Para coleta de dados dos professores, empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada e, para os estudantes, utilizou-se a técnica de Grupo Focal (GF). Com base na pesquisa realizada, observou-se que o método ABP, além de aproximar estudantes e professores para uma convivência mais proveitosa, possibilitou que os estudantes desenvolvessem um senso crítico e melhorou o quesito do trabalho em equipe, expandindo a visão sobre o problema, oportunizando uma pesquisa mais ampla, melhorando o raciocínio e a criatividade.
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