A AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

  • Karine de Lima Guedes Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ
  • Rui Otavio Bernardes de Andrade Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ
  • Alexandre Mendes Nicolini Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.201

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Superior, Administração

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na percepção dos estudantes e dos professores em uma instituição de ensino superior. A ABP é outra modalidade dentre as metodologias ativas e faz uso da resolução de problemas propostos para que o estudante analise e estude o conteúdo. Tal metodologia é formativa por estimular o estudante a ter uma postura ativa, por buscar o conhecimento. O estudo insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois buscou analisar uma proposta de ABP no ensino, tendo como universo de pesquisa professores e estudantes do curso presencial de graduação em Administração, de uma instituição privada. Os sujeitos analisados foram os estudantes matriculados no primeiro período do segundo semestre do ano de 2013 e os professores que lecionaram no segundo semestre do ano de 2013, as seguintes disciplinas no campus Lapa: Funções Executivas da Administração, Sociologia das Organizações, Evolução das Teorias da Administração, Desafios da Administração e Evolução das Teorias Econômicas. Para coleta de dados dos professores, empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada e, para os estudantes, utilizou-se a técnica de Grupo Focal (GF). Com base na pesquisa realizada, observou-se que o método ABP, além de aproximar estudantes e professores para uma convivência mais proveitosa, possibilitou que os estudantes desenvolvessem um senso crítico e melhorou o quesito do trabalho em equipe, expandindo a visão sobre o problema, oportunizando uma pesquisa mais ampla, melhorando o raciocínio e a criatividade.

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Biografia do Autor

Karine de Lima Guedes, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ

Mestre em Administração pela Unigranrio.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração, educação e educação à distância.

Rui Otavio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ

Doutor em Administração pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Processos de Ensino em Administração e Contabilidade.

Alexandre Mendes Nicolini, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro/RJ

Doutor em Administração pela UFBA.

Áreas de interesse em pesquisa: Processos de Ensino em Administração e Contabilidade.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Guedes, K. de L., Andrade, R. O. B. de, & Nicolini, A. M. (2015). A AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(1), 71–100. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.201

Edição

Seção

Artigos