Autocompaixão e Práticas de Espiritualidade

Estratégias de Estudantes no Enfrentamento do Contexto do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2034

Resumo

O enfrentamento da crise desencadeada pelo COVID-19 ressaltou a importância do olhar para como as pessoas lidam com momentos inesperados e estressantes. Nesse sentido, este trabalho busca analisar os níveis de autocompaixão e práticas de espiritualidade com foco em meditação de estudantes de graduação durante a pandemia do COVID-19, a fim de entender o quanto estes construtos podem ou não afetar positivamente a forma com que a crise é encarada entre os universitários. Realizou-se uma pesquisa survey com 650 estudantes de graduação, utilizando um questionário composto por questões sobre o perfil sociodemográfico e as práticas de bem-estar e meditação, além da Escala de Autocompaixão validada no Brasil por Souza e Hutz (2016). Os resultados apontam maior vulnerabilidade dos estudantes durante a pandemia e indicam a importância de práticas de espiritualidade, como a meditação, no enfrentamento do contexto de isolamento social. Os resultados ainda sugerem que a maior frequência de práticas de autocuidado e bem-estar está associada a maiores níveis de autocompaixão dos estudantes pesquisados. O estudo contribui para avanços sobre o papel das práticas de espiritualidade e autocompaixão como estratégias para o enfrentamento de situações altamente estressantes, desafiadoras e desagradáveis, como a pandemia de COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Dressler Camillo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Claudia Simone Antonello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade Cnpq. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Administração e na Escola de Adminstração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como pesquisadora atua principalmente em estudos voltados para discussões e reflexões acerca de abordagens críticas, não ortodoxas, relacionadas a constituição de saberes e do trabalho na sociedade contemporânea. Estudos que contemplem as múltiplas realidades engendradas pela e na sociedade e suas interfaces com as organizações nas seguintes linhas de Pesquisa: a) Trabalho, Saberes e Práticas em Organizações; b) Trajetórias de Participação: Diversidade e Desigualdades; c) Topologias da Mudança Social; d) A Vida Social dos Métodos; e) Formação e Pesquisa em administração. Possui publicações nacionais e internacionais acerca do tema Aprendizagem nas Organizações. Organizadora do livros Novos Horizontes da Gestão: Competências e Aprendizagem Organizacional (2005) e Aprendizagem Organizacional no Brasil (2011) pela Artmed/Bookman, obra que obteve 54 Prêmio Jabuti em 2012 - Primeiro Lugar na Categoria Economia, Administração e Negócios.Prêmio Rolando Beulke de Melhor Docente da Escola de Administração.- Vencedora do 1º Prêmio de Melhor Docente 2019. 

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Licenciado na área de Gestão e Negócios pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Professor dos cursos de MBA da área de Negócios no Centro Universitário Ritter dos Reis. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa Trabalho e Saberes na Contemporaneidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Trabalho, Organizações e Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria e; Indivíduos, Organizações e Trabalho: Processos Psicossociais da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração. Como pesquisador atua na área de estudos organizacionais, principalmente nos seguintes temas: vínculos no trabalho; cooperação nas organizações; políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares; e organização das redes agroalimentares alternativas.

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Dressler Camillo, G. ., Antonello, C. S., & Tomazzoni, G. C. (2022). Autocompaixão e Práticas de Espiritualidade: Estratégias de Estudantes no Enfrentamento do Contexto do Covid-19. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2034