A EAD NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DE COMPETÊNCIAS SUBJACENTES PARA O RECONHECIMENTO DE CURSOS DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.211Palavras-chave:
competências organizacionais, Educação a Distância (EaD), Ministério da Educação (MEC).Resumo
A Educação a Distância (EaD) é uma importante modalidade no contexto educacional, pois, além de democratizar a educação, também contribui para a sua ampliação, uma vez que abrange cidades longínquas. O número de organizações educacionais interessadas em obter a autorização e o reconhecimento para cursos superiores de EaD vem crescendo consideravelmente. No entanto, não existem estudos sobre o instrumento de avaliação de cursos do Ministério da Educação (MEC), unificado em dezembro de 2011 e atualizado em maio de 2012. O desafio central deste trabalho foi analisar esse instrumento e identificar as competências essenciais que devem ser desenvolvidas pelas instituições, bem como ressaltar as competências que podem ser caracterizadas como distintivas por conferir vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, em que foi feita a escolha de uma instituição de ensino superior que estava sendo submetida ao processo de mudanças impostas pelo MEC. O resultado da pesquisa mostrou quatro principais competências organizacionais desenvolvidas na instituição, que possibilitaram a aprovação do curso pelo MEC, a saber: Gestão de Avaliação de Curso; Gestão Estratégica e de Políticas para a EaD; Gestão de Recursos Humanos e das Equipes Multidisciplinares; e Gestão e Planejamento da Infraestrutura Física e Tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.