A EAD NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DE COMPETÊNCIAS SUBJACENTES PARA O RECONHECIMENTO DE CURSOS DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO

Autores

  • Aurélio Fiorillo Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.211

Palavras-chave:

competências organizacionais, Educação a Distância (EaD), Ministério da Educação (MEC).

Resumo

A Educação a Distância (EaD) é uma importante modalidade no contexto educacional, pois, além de democratizar a educação, também contribui para a sua ampliação, uma vez que abrange cidades longínquas. O número de organizações educacionais interessadas em obter a autorização e o reconhecimento para cursos superiores de EaD vem crescendo consideravelmente. No entanto, não existem estudos sobre o instrumento de avaliação de cursos do Ministério da Educação (MEC), unificado em dezembro de 2011 e atualizado em maio de 2012. O desafio central deste trabalho foi analisar esse instrumento e identificar as competências essenciais que devem ser desenvolvidas pelas instituições, bem como ressaltar as competências que podem ser caracterizadas como distintivas por conferir vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, em que foi feita a escolha de uma instituição de ensino superior que estava sendo submetida ao processo de mudanças impostas pelo MEC. O resultado da pesquisa mostrou quatro principais competências organizacionais desenvolvidas na instituição, que possibilitaram a aprovação do curso pelo MEC, a saber: Gestão de Avaliação de Curso; Gestão Estratégica e de Políticas para a EaD; Gestão de Recursos Humanos e das Equipes Multidisciplinares; e Gestão e Planejamento da Infraestrutura Física e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Aurélio Fiorillo, Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP

Mestre em Administração pela Uninove. Áreas de interesse em pesquisa: Administração.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - São Paulo/SP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia e o sistema de avaliação da pós-graduação CAPES.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis/SC

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia e o sistema de avaliação da pós-graduação CAPES.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Fiorillo, A., Maccari, E. A., & Martins, C. B. (2015). A EAD NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DE COMPETÊNCIAS SUBJACENTES PARA O RECONHECIMENTO DE CURSOS DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(1), 141–178. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.211

Edição

Seção

Artigos