A EAD NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DE COMPETÊNCIAS SUBJACENTES PARA O RECONHECIMENTO DE CURSOS DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSO

Aurélio Fiorillo, Emerson Antonio Maccari, Cibele Barsalini Martins

Resumo


A Educação a Distância (EaD) é uma importante modalidade no contexto educacional, pois, além de democratizar a educação, também contribui para a sua ampliação, uma vez que abrange cidades longínquas. O número de organizações educacionais interessadas em obter a autorização e o reconhecimento para cursos superiores de EaD vem crescendo consideravelmente. No entanto, não existem estudos sobre o instrumento de avaliação de cursos do Ministério da Educação (MEC), unificado em dezembro de 2011 e atualizado em maio de 2012. O desafio central deste trabalho foi analisar esse instrumento e identificar as competências essenciais que devem ser desenvolvidas pelas instituições, bem como ressaltar as competências que podem ser caracterizadas como distintivas por conferir vantagens competitivas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, em que foi feita a escolha de uma instituição de ensino superior que estava sendo submetida ao processo de mudanças impostas pelo MEC. O resultado da pesquisa mostrou quatro principais competências organizacionais desenvolvidas na instituição, que possibilitaram a aprovação do curso pelo MEC, a saber: Gestão de Avaliação de Curso; Gestão Estratégica e de Políticas para a EaD; Gestão de Recursos Humanos e das Equipes Multidisciplinares; e Gestão e Planejamento da Infraestrutura Física e Tecnológica.


Palavras-chave


competências organizacionais; Educação a Distância (EaD); Ministério da Educação (MEC).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.211

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia