ATIVIDADE DIDÁTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR: UMA ABORDAGEM ENTRE CUSTO E SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.212Palavras-chave:
Ensino de Administração, Jogos de Empresas, Comércio Exterior, Sustentabilidade.Resumo
O debate mundial como o realizado na Rio+20 focado na preservação do meio ambiente, aliado ao crescente movimento do Comércio Exterior brasileiro e mundial requerem a necessidade do estudo conjunto destas temáticas na formação do administrador. Investigar a sistematização dos conceitos de Comércio Exterior com o uso de jogos de empresas é a proposição central deste artigo. Por meio da pesquisa-ação e com o uso da análise qualitativa de dados foram elaborados dois cenários assimétricos e as equipes caracterizadas como empresários exportadores e importadores. O estudo longitudinal foi realizado com quatro turmas distintas e sequenciais da disciplina de Comércio Exterior do Curso de Administração em duas Instituições de Ensino Superior localizadas no Sul do Brasil. Por meio do uso de jogos de empresas e com dinâmicas vivenciais que estimulavam a negociação empresarial, os estudantes puderam debater vários termos da área e interagir entre si, de forma autônoma, evidenciando que essa estratégia didática pode ser utilizada como uma ferramenta de apoio ao ensino na área de Comércio Exterior. Como proposta final, os cenários do jogo foram modificados e essa última versão está focada, além dos aspectos anteriormente desenvolvidos, na busca da decisão entre o menor custo e os processos de manufatura sustentáveis. Neste último aspecto observou-se que as decisões nesta perspectivas encontram-se vinculadas as concepções pessoais prévias dos participantes do que sobre estratégias competitivas elaboradas para a empresa.
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