Estímulos e Bloqueios no Uso de Metodologias Ativas de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2157

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar diferentes estímulos e bloqueios no uso de metodologias ativas (MAs) no ensino de Administração. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo, de natureza quantitativa, realizada com 126 professores da área de Administração de nove instituições federais de ensino superior da região sul do Brasil. Os resultados apontaram a atitude docente quanto ao uso das MAs e o apoio da instituição (coordenação de curso) como os principais estímulos ao uso das MAs no ensino da Administração, enquanto a formação dos docentes destacou-se como o principal bloqueio a sua utilização. Complementarmente, os professores relataram um aumento na carga de trabalho docente em atividades de planejamento, organização e no desenvolvimento de atividades relacionadas às MAs, embora este fator não tenha se mostrado significativo para que o professor deixasse de utilizar essas metodologias em suas aulas, devendo, entretanto, ser identificadas formas de amenizar esse esforço. Espera-se que a pesquisa auxilie professores e gestores de Instituições de Ensino em relação ao uso de Metodologias Ativas no ensino de Administração, assim como no ensino de uma forma mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Diniz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (2000), especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e em docência no Ensino Superior, na área da Educação (2014), na mesma Universidade. É Mestre em Administração (2020), formado pelo Programa de Pòs-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande (PPGA/FURG). Desde 2012, é professor concursado, atuando desde 2015,  nos cuersos técnicos em Comércio Exterior e Técnico em Logística na Escola Estadual Getúlio Vargas (Rio Grande/RS).

Samuel Bonato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos em implantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em Logística, Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999), especialização em Gestão Hospitalar (Hospital Sírio Libanês, 2015), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, adoção e uso de tecnologias emergentes, sistemas de apoio à decisão, governança de TI, TI Verde e Gestão Hospitalar.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Diniz dos Santos, R., Bonato, S., & Lunardi, G. L. (2022). Estímulos e Bloqueios no Uso de Metodologias Ativas de Ensino. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(3). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2157