Internacionalização dos Programas Brasileiros de Stricto Sensu em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2197

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender as principais evidenciações de internacionalização nas fichas de avaliação da Capes. Por meio de uma pesquisa documental, foram analisadas as fichas de avaliação dos programas emitida pela Capes. Ao todo, a amostra é composta por 53 programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos e 27 programas de mestrado profissional. Os avaliadores da Capes têm evidenciado predominantemente a internacionalização no exterior, também chamada de mobilidade externa. Nos programas acadêmicos, a internacionalização em casa obteve o maior número de evidenciações e nos programas profissionais a mobilidade do programa teve o maior destaque. Evidenciou-se também que quanto maior a nota, maior a quantidade de evidenciação das ações de internacionalização. Apresenta-se como contrição desta pesquisa a definição de 41 subcategorias de internacionalização, além da possibilidade de quantificar elementos qualitativos fortalecem os conceitos de internacionalização no ensino superior.

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Biografia do Autor

Leonardo Fabris Lugoboni, Universidade Federal de São Paulo

Professor da Universidade Federal de São Paulo

Professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Alex Martins Pereira, Centro universitário Alves Faria

Mestrando em Administração do mestrado profissonal do Centro universitário Alves Faria - Unialfa

 

Maria Laura Ferranty Maclennan, Universidade Ibirapuera

Professora do Mestrado em Administração da Univesidade Ibirapuera

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Lugoboni, L. F., Pereira, A. M. ., & Maclennan, M. L. F. . (2022). Internacionalização dos Programas Brasileiros de Stricto Sensu em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(3). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2197