Voe Alto, mas não Acima de Mim: Um Caso de Ensino sobre Governança Corporativa na Smiles

Publicado
2022-09-24

    Autores

  • Anderson Dias Brio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Vitória da Conquista
  • Allisson Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este caso retrata a relação entre os acionistas minoritários e o majoritário da Smiles. Apresentam-se fatos em que a controladora, a Gol Linhas Aéreas, tomou decisões sobre a controlada, como, por exemplo, alteração na política de proventos, compra antecipada de passagens aéreas e anúncio de não renovação de contratos entre as firmas. Essas decisões resultaram em uma desvalorização dos papéis da empresa de milhagens, não agradaram os acionistas minoritários e trouxeram impactos na relação entre as duas empresas. Destaca-se, ainda, que a Gol, como acionista majoritária, busca a reintegração total da empresa de milhagens para os seus ativos, retirando a sua independência administrativa e jurídica. Nesse sentido, o caso apresenta um dilema principal: A incorporação da Smiles pela Gol deverá ser feita mesmo que os acionistas minoritários sejam prejudicados? Os objetivos pedagógicos do caso envolvem: discutir a existência de conflitos de agência entre as companhias, discutir as implicações dos termos de negociação para os acionistas minoritários e, por fim, analisar como as ações da governança corporativa podem mitigar os possíveis conflitos. A análise do caso pode ser realizada junto aos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração, Economia e Contabilidade. Ainda, este caso potencializa a discussão do uso da governança corporativa como instrumento para alinhar interesses e mitigar conflitos de agência, a partir de uma situação real de duas empresas de grande porte listadas em Bolsa.

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Como Citar
Dias Brio, A., Silva dos Santos , A., & Scartaty Moreira, C. . (2022). Voe Alto, mas não Acima de Mim: Um Caso de Ensino sobre Governança Corporativa na Smiles. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2202