“De tudo que há no mundo, há na cultura popular”: repensando a economia da cultura e a inovação em contextos situados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2215

Resumo

Com a temática: “repensar a economia da cultura e inovação em contextos situados”, o presente caso para ensino apresenta as especificidades, semelhanças e disparidades que demarcam as manifestações promovidas pelas organizações de “Afoxé”, “Artesanato em Barro”, “Banda de Pífano", “Capoeira”, “Circo”, “Dança Popular”, “Literatura de Cordel” e “Teatro de Mamulengos” na cidade de Caruaru, agreste pernambucano. O dilema central do caso é baseado no personagem “João” que buscou analisar as organizações culturais, respeitando as características e os saberes populares de acordo com os preceitos da economia da cultura e criativa local. João se deparou com o seguinte dilema empírico: como compreender as características e os saberes populares das organizações culturais da cidade de Caruaru: (1) a partir da ideia de inovação condizente com a experiência da indústria cultural da produção em massa? ou (2) a partir da ideia de inovação alinhada às dimensões contextual e relacional da economia da cultura? A expectativa é trazer as experiências empíricas das culturas populares para mostrar a natureza situada da inovação no contexto da economia cultural. Assim, a criação de valores artísticos, os bens culturais e a vitalidade criativa que acontece nas organizações culturais podem ser compreendidos como inovação do cotidiano proveniente dos contextos sociais e relacionais em redes diversas de atores, justapondo o trabalho material com o trabalho imaterial, o saber com o fazer, a percepção de valor econômico com a percepção de valor simbólico. O caso para ensino possui como objetivo geral: repensar a economia da cultura e inovação a partir de contextos situados. Como objetivos específicos estabeleceu-se os seguintes: compreender a inovação a partir das assimetrias das organizações culturais; entender a dinâmica dos elementos materiais e simbólicos que caracterizam a produção das organizações culturais e refletir acerca da lógica de produção na economia cultural e inovação As principais contribuições do caso para ensino consistem em resgatar a descrição de agentes historicamente invisibilizados nos estudos organizacionais, além de contribuir para os discentes identificaram práticas inovadoras no contexto que envolve as organizações de cultura popular. O ineditismo do estudo, parte da falta de casos para ensino envolvendo a relação inovação e organizações de cultura popular no contexto do interior de Pernambuco.

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Biografia do Autor

Ítalo da Silva, PPGIC/UFPE-CAA

Instituição: Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Cargo: Assistente Administrativo

Endereço: Companhia Pernambucana de Saneamento, Escritório de Atendimento Local - Passira. R. Primeiro de Maio, 40. Centro - 55650000 - Passira, PE - Brasil

Telefone: (81) 36512810

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E-mail: italo.freitas@ufpe.br

Formação acadêmica: Mestrando no PPGIC/UFPE

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4489-1389

Felipe dos Santos Mendes

: Felipe dos Santos Mendes

Instituição: Unopar

Cargo: Tutor EAD

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E-mail: felipemendesipdf@hotmail.com

Formação acadêmica: pós graduação (especialização)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7279-8125

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, PPGIC/UFPE-CAA

Instituição: Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Cargo:  Professor Adjunto A, Referencia 1, Regime: Dedicação exclusiva na UFPE/CAA.

Endereço:
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE.
Rodovia BR-104, KM 59, S/n, Nova Caruaru 55002970 - Caruaru, PE - Brasil
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Formação acadêmica: Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco – PROPAD/UFPE

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1662-9300

Pâmela Karolina Dias, PPGIC/UFPE-CAA

Instituição: Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Cargo: Analista de Inovação

Endereço: Rua Silvino Macêdo, Centro – Caruaru -PE

E-mail: pamela.dias@ufpe.br

Formação acadêmica: Mestra em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0711-9835

Publicado

2022-09-24

Como Citar

da Silva, Ítalo ., dos Santos Mendes, F. ., da Cruz Monteiro Fernandes, N. ., & Karolina Dias, P. (2022). “De tudo que há no mundo, há na cultura popular”: repensando a economia da cultura e a inovação em contextos situados. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2215

Edição

Seção

Casos de Ensino