“De tudo que há no mundo, há na cultura popular”: repensando a economia da cultura e a inovação em contextos situados
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2215Resumo
Com a temática: “repensar a economia da cultura e inovação em contextos situados”, o presente caso para ensino apresenta as especificidades, semelhanças e disparidades que demarcam as manifestações promovidas pelas organizações de “Afoxé”, “Artesanato em Barro”, “Banda de Pífano", “Capoeira”, “Circo”, “Dança Popular”, “Literatura de Cordel” e “Teatro de Mamulengos” na cidade de Caruaru, agreste pernambucano. O dilema central do caso é baseado no personagem “João” que buscou analisar as organizações culturais, respeitando as características e os saberes populares de acordo com os preceitos da economia da cultura e criativa local. João se deparou com o seguinte dilema empírico: como compreender as características e os saberes populares das organizações culturais da cidade de Caruaru: (1) a partir da ideia de inovação condizente com a experiência da indústria cultural da produção em massa? ou (2) a partir da ideia de inovação alinhada às dimensões contextual e relacional da economia da cultura? A expectativa é trazer as experiências empíricas das culturas populares para mostrar a natureza situada da inovação no contexto da economia cultural. Assim, a criação de valores artísticos, os bens culturais e a vitalidade criativa que acontece nas organizações culturais podem ser compreendidos como inovação do cotidiano proveniente dos contextos sociais e relacionais em redes diversas de atores, justapondo o trabalho material com o trabalho imaterial, o saber com o fazer, a percepção de valor econômico com a percepção de valor simbólico. O caso para ensino possui como objetivo geral: repensar a economia da cultura e inovação a partir de contextos situados. Como objetivos específicos estabeleceu-se os seguintes: compreender a inovação a partir das assimetrias das organizações culturais; entender a dinâmica dos elementos materiais e simbólicos que caracterizam a produção das organizações culturais e refletir acerca da lógica de produção na economia cultural e inovação As principais contribuições do caso para ensino consistem em resgatar a descrição de agentes historicamente invisibilizados nos estudos organizacionais, além de contribuir para os discentes identificaram práticas inovadoras no contexto que envolve as organizações de cultura popular. O ineditismo do estudo, parte da falta de casos para ensino envolvendo a relação inovação e organizações de cultura popular no contexto do interior de Pernambuco.
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