Avaliação de desempenho no Contexto Universitário: uma investigação da Literatura sob a Perspectiva Construtivista

Autores

  • Laís Karine Sardá Martins UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2220

Resumo

O objetivo do artigo é conhecer e investigar as características da Avaliação de Desempenho no Contexto Universitário sob a perspectiva Construtivista. O instrumento de intervenção utilizado foi o ProKnow-C que originou um Portfólio Bibliográfico (PB) composto por 67 artigos. A análise e discussão de resultados fez uso destas etapas: Mapa da Literatura, Análise Bibliométrica e Análise Sistêmica. O Mapa da Literatura mostra a predominância de estudos abordando elementos de medição e modelos de Avaliação de Desempenho (AD). A Análise Bibliométrica evidenciou que a maior parte dos artigos não fez uso do aporte teórico de Avaliação de Desempenho Organizacional (ADO) quanto às métricas utilizadas. A Análise Sistêmica aponta o desalinhamento entre a avaliação feita nos estudos do PB e o conceito de ADO adotado. As contribuições do estudo referem-se à verificação dos caminhos percorridos pela literatura e a análise dos instrumentos/modelos de AD, auxiliando na compreensão das possibilidades de pesquisas futuras que busquem o aperfeiçoamento de modelos e a participação dos gestores nesse processo. A originalidade está no conhecimento gerado pelo mapeamento dos aspectos que envolve o campo, possibilitando a identificação das lacunas de pesquisa que apontam o anseio por pesquisas futuras que aprofundem os temas Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento, Práticas de GRH e Sistema de Avaliação de Desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Martins, L. K. S., & Ensslin, S. R. (2022). Avaliação de desempenho no Contexto Universitário: uma investigação da Literatura sob a Perspectiva Construtivista. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2220