Contribuições da Pós-graduação Stricto Sensu em Administração para Formação Docente

Autores

  • Jader Cristino de Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Roberto Brazileiro Paixão Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
  • Sílvia Souza Gusmão Lima https://orcid.org/0000-0003-0662-9283

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2248

Resumo

Este artigo investigou como os programas de pós-graduação stricto sensu em Administração (PPGAs) contribuem com a formação do professor do ensino superior em Administração no Brasil. Metodologia: Esta pesquisa caracterizou-se por ser de natureza, majoritariamente, qualitativa e de caráter descritivo-exploratório. Optou-se por encampar quatro frentes de investigação paralelas e integradas com objetivos específicos os quais estavam associados ao objetivo geral em uma abordagem baseada no uso de métodos mistos. Cada frente investigativa foi composta por atores e coletas distintas. Isso permitiu a triangulação de fontes para melhor compreender o fenômeno estudado. Contribuições Teóricas: A partir das constatações obtidas da análise do material empírico coletado, percebeu-se que os PPGAs contribuem, minimamente, como a formação didático-pedagógica do professor de Administração. Além disso, o artigo ainda avança teoricamente quando explicita a existência de fatores inibidores à contribuição dos PPGAs no processo de formação docente, bem como quais elementos podem funcionar como catalisadores capazes de transformar o preocupante cenário de formação do professor no ensino superior em Administração.

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Publicado

2022-09-24

Como Citar

Souza-Silva, J. C. de, Brazileiro Paixão, R., & Souza Gusmão Lima, S. . (2022). Contribuições da Pós-graduação Stricto Sensu em Administração para Formação Docente. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(2). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n2.2248