Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem
Resumo
Pesquisas sobre os retornos da qualificação docente são ainda escassas na literatura brasileira, especialmente em se tratando dos resultados que alunos obtêm em testes padronizados, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante desse problema, o objetivo do artigo foi analisar a influência da qualificação docente sobre o desempenho discente no Enem. Para tanto, utilizamos o método de Regressão Linear Múltipla (RLM) com uma amostra das notas médias da prova objetiva no Enem por Escola 2019 de 385 campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o país. Os resultados sugerem que a qualificação docente tem influência positiva sobre o desempenho discente no Enem. Descobrimos que quanto maior é a titulação do corpo docente de uma escola, melhor é o desempenho dos seus alunos no Enem. Concluímos que é positivo o investimento que o Governo Federal realiza através das políticas de capacitação e remuneração docente nos Ifets/Cefets, uma vez que o retorno se materializa em boas notas dos alunos no Enem.
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