Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem

Autores

  • José roberto Abreu de Carvalho Junior Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Guarapari
  • Wanderson de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2270

Resumo

Pesquisas sobre os retornos da qualificação docente são ainda escassas na literatura brasileira, especialmente em se tratando dos resultados que alunos obtêm em testes padronizados, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante desse problema, o objetivo do artigo foi analisar a influência da qualificação docente sobre o desempenho discente no Enem. Para tanto, utilizamos o método de Regressão Linear Múltipla (RLM) com uma amostra das notas médias da prova objetiva no Enem por Escola 2019 de 385 campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o país. Os resultados sugerem que a qualificação docente tem influência positiva sobre o desempenho discente no Enem. Descobrimos que quanto maior é a titulação do corpo docente de uma escola, melhor é o desempenho dos seus alunos no Enem. Concluímos que é positivo o investimento que o Governo Federal realiza através das políticas de capacitação e remuneração docente nos Ifets/Cefets, uma vez que o retorno se materializa em boas notas dos alunos no Enem.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

Abreu de Carvalho Junior, J. roberto, de Almeida Mendes, W., & Marques Ferreira, M. A. (2023). Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(1). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2270

Edição

Seção

Artigos