Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem

Publicado
2023-05-31

    Autores

  • José roberto Abreu de Carvalho Junior Universidade Federal de Viçosa (UFV) / Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Guarapari
  • Wanderson de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Resumo

Pesquisas sobre os retornos da qualificação docente são ainda escassas na literatura brasileira, especialmente em se tratando dos resultados que alunos obtêm em testes padronizados, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante desse problema, o objetivo do artigo foi analisar a influência da qualificação docente sobre o desempenho discente no Enem. Para tanto, utilizamos o método de Regressão Linear Múltipla (RLM) com uma amostra das notas médias da prova objetiva no Enem por Escola 2019 de 385 campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o país. Os resultados sugerem que a qualificação docente tem influência positiva sobre o desempenho discente no Enem. Descobrimos que quanto maior é a titulação do corpo docente de uma escola, melhor é o desempenho dos seus alunos no Enem. Concluímos que é positivo o investimento que o Governo Federal realiza através das políticas de capacitação e remuneração docente nos Ifets/Cefets, uma vez que o retorno se materializa em boas notas dos alunos no Enem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Abreu de Carvalho Junior, J. roberto, de Almeida Mendes, W., & Marques Ferreira, M. A. (2023). Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(1). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2270