Divino Gol: aos 45 Minutos do Segundo Tempo, Haverá Prorrogação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2275

Resumo

Nem sempre uma boa ideia pode ser um bom negócio! Essa é a frase chave que permeia este caso para ensino. Onde um empresário muda de ramo de atividade apostando em uma ideia inovadora, mas investe no negócio desconhecendo parcialmente o mercado que irá atuar devido à falta de diagnóstico e planejamento, o que ocasiona infortúnios que poderiam ter sido identificados antes mesmo de sua concepção e assim evitados. O caso conta a trajetória do proprietário do estabelecimento Divino Gol, um pub temático futebolístico que para sobreviver diante da concorrência terá́ que ser capaz a se adaptar as mudanças rápidas que os cenários atuais apresentam e ter criatividade de criar estratégias para inovar e se reinventar. Neste caso o objetivo é colocar o aluno no papel do gerente ou empreendedor diante de uma decisão a tomar frente ao declínio do negócio. O caso foi desenvolvido com o objetivo de explorar e praticar vários conceitos relacionados a administração, provocando a criatividade do aluno.

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Biografia do Autor

Aline Belletti Maffezzoli, UNIVALI

Andminitradora, empresária com MBA em gestão empresarial pela UNIVALI.

Anete Alberton

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC).

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Silva, J. M. S. da, Belletti Maffezzoli, A. ., & Alberton, A. (2022). Divino Gol: aos 45 Minutos do Segundo Tempo, Haverá Prorrogação?. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(3). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2275

Edição

Seção

Casos de Ensino