Estágio supervisionado e formação profissional: análise das expectativas e satisfação dos egressos e discentes de cursos de Administração

Publicado
2023-12-22

    Autores

  • Francisco Wenderson Marcelino de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Geison Calyo Varela de Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Mayara Muniz de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Sandra de Souza Paiva Holanda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Edivaldo Rabelo de Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O estágio é um instrumento utilizado para a assimilação do processo de aprendizagem e formação profissional por várias Instituições de Ensino Superior, que tem proporcionado a integração do discente no mercado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar os fatores que influenciam nas expectativas e satisfação dos egressos e discentes dos cursos de Administração com o estágio supervisionado e a formação profissional no período de pandemia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo e quantitativo, por meio de um levantamento, com aplicação de um questionário, respondido por 123 graduandos e graduados do curso de Administração de duas Instituições de Ensino Superior e o tratamento dos dados ocorreu mediante estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Os resultados apontam que a satisfação com o estágio e a efetividade do processo de formação profissional é influenciado por variáveis ligadas a oportunidade de aprendizagem, supervisão/orientação, bem como o apoio organizacional e a participação e desafios destas atividades, contribuindo para melhorar a experiência dos estagiários no ambiente de trabalho. De modo geral, infere-se que os aspectos investigados na pesquisa expressam a satisfação dos estudantes com o estágio e a sua relevância para a formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Francisco Wenderson Marcelino de Souza, Varela de Melo, G. C., Mayara Muniz de Oliveira, Sandra de Souza Paiva Holanda, & Edivaldo Rabelo de Menezes. (2023). Estágio supervisionado e formação profissional: análise das expectativas e satisfação dos egressos e discentes de cursos de Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(3). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2318