Estágio supervisionado e formação profissional: análise das expectativas e satisfação dos egressos e discentes de cursos de Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2318Abstract
O estágio é um instrumento utilizado para a assimilação do processo de aprendizagem e formação profissional por várias Instituições de Ensino Superior, que tem proporcionado a integração do discente no mercado. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar os fatores que influenciam nas expectativas e satisfação dos egressos e discentes dos cursos de Administração com o estágio supervisionado e a formação profissional no período de pandemia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo e quantitativo, por meio de um levantamento, com aplicação de um questionário, respondido por 123 graduandos e graduados do curso de Administração de duas Instituições de Ensino Superior e o tratamento dos dados ocorreu mediante estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Os resultados apontam que a satisfação com o estágio e a efetividade do processo de formação profissional é influenciado por variáveis ligadas a oportunidade de aprendizagem, supervisão/orientação, bem como o apoio organizacional e a participação e desafios destas atividades, contribuindo para melhorar a experiência dos estagiários no ambiente de trabalho. De modo geral, infere-se que os aspectos investigados na pesquisa expressam a satisfação dos estudantes com o estágio e a sua relevância para a formação profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing a manuscript in the journal Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), the authors declare that the work is of their exclusive authorship and therefore assume full responsibility for its content. The authors grant RAEP a non-exclusive rights license to use the work in the following ways:
(1) Sell and / or distribute the work in hard copies or electronic format.
(2) Distribute parts of the work as a whole to promote the journal through the internet and other digital and printed media.
(3) Record and reproduce the work in any format, including digital media.
Authors and readers are permitted to share the material, use it in classes, for presentations and also for other purposes, and to create new knowledge based on any RAEP publication, as long as the due credit is attributed to the original work and the respective author(s), through citations, references, and other means.
The journal adopts preventive measures to identify plagiarism using software designed for this purpose.
RAEP does not charge authors for the article submission nor for the publishing of approved articles.
In line with the journal's policies, each published article will be given a Creative Commons CC-BY 4.0 license.