Formação do Doutor em Administração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2349

Resumo

Nosso ensaio teórico debate o processo de formação doutoral em Administração no Brasil e os desafios identificados neste cenário a partir de meados de 2010. Discutimos evidências da necessidade de aprimoramento desse processo formativo, considerando as perspectivas profissionais dos egressos, e a alternativa de ampliação das competências de formação nesse nível, apresentando a concepção de 'doutor em sentido pleno'. De modo a viabilizar essa concepção apresentada, propomos um modelo estruturado em seis competências, entrelaçadas em sua natureza: (i) conhecimentos teóricos; (ii) conhecimentos metodológicos; (iii) prática docente; (iv) prática de pesquisa; (v) produção escrita; e, (vi) competência técnica e profissional. Contribuímos refletindo sobre a qualidade da formação doutoral em Administração, tanto profissional quanto acadêmico, no Brasil.

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Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Titulação acadêmica: Doutor em Administração

Instituição de filiação: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

Principais tópicos de pesquisa: Mensuração; Desempenho; Educação em Administração.

Samir Adamoglu de Oliveira, UFPB | IBEPES

Prof. Dr. Samir Adamoglu de Oliveira

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) Professor Adjunto do Departamento de Administração (DADM-UFPB)

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Costa, F. J. da, & Adamoglu de Oliveira, S. (2024). Formação do Doutor em Administração no Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(1). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2349