Formação do Doutor em Administração no Brasil

Por um Sentido Profissional Pleno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2349

Resumo

Nosso ensaio teórico debate o processo de formação doutoral em Administração no Brasil e os desafios identificados neste cenário a partir de meados de 2010. Discutimos evidências da necessidade de aprimoramento desse processo formativo, considerando as perspectivas profissionais dos egressos, e a alternativa de ampliação das competências de formação nesse nível, apresentando a concepção de 'doutor em sentido pleno'. De modo a viabilizar essa concepção apresentada, propomos um modelo estruturado em seis competências, entrelaçadas em sua natureza: (i) conhecimentos teóricos; (ii) conhecimentos metodológicos; (iii) prática docente; (iv) prática de pesquisa; (v) produção escrita; e, (vi) competência técnica e profissional. Contribuímos refletindo sobre a qualidade da formação doutoral em Administração, tanto profissional quanto acadêmico, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Titulação acadêmica: Doutor em Administração

Instituição de filiação: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

Principais tópicos de pesquisa: Mensuração; Desempenho; Educação em Administração.

Samir Adamoglu de Oliveira, UFPB | IBEPES

Prof. Dr. Samir Adamoglu de Oliveira

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB) Professor Adjunto do Departamento de Administração (DADM-UFPB)

Downloads

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Costa, F. J. da, & Adamoglu de Oliveira, S. (2024). Formação do Doutor em Administração no Brasil: Por um Sentido Profissional Pleno. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(1). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n1.2349