APRENDIZAGEM SOCIOPRÁTICA E INDIVIDUAL-COGNITIVA NA EMPRESA JÚNIOR BRASILEIRA

Autores

  • Marcos Gilberto Dos-Santos Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana/BA
  • Fernanda Almeida Pereira Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA
  • Jader Cristino Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA
  • Miguel Angel Rivera-Castro Universidade Salvador, Salvador/BA

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.235

Palavras-chave:

Aprendizagem socioprática, Modalidades em Aprendizagem Organizacional, Empresa Júnior

Resumo

Estudantes de graduação em Ciências Sociais Aplicadas, notadamente em Administração, têm se reunido em torno de empresas juniores, uma estratégia que os permite aliar a teoria aprendida no curso superior com as habilidades provenientes da atuação prática. Nesse contexto, a aprendizagem pode ocorrer por meio de modalidades mais aderentes a uma abordagem individual-cognitivista, como treinamento, leitura de textos e acesso a bancos de dados, ou por meio de modalidades oriundas de uma abordagem de cunho socioprático, como comunidades de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. O objetivo do presente trabalho é identificar qual abordagem traz uma maior contribuição ao aprendizado dos empresários juniores. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de 118 questionários a estudantes de 14 Estados do Brasil, seguido de análise fatorial exploratória e regressão multivariada. Os principais resultados indicam que as modalidades oriundas da abordagem socioprática possibilitam um maior aprendizado, com destaque para a mentoria, que pode ser de professores ou de colegas mais experientes, como a modalidade mais eficaz nesse contexto.

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Biografia do Autor

Marcos Gilberto Dos-Santos, Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana/BA

Mestre em Administração pela UNIFACS.

Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem organizacional e Formação docente em Administração.

Fernanda Almeida Pereira, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Mestre em Educação pela UFBA.

Áreas de interesse em pesquisa: Profissionalidade docente, Aprendizagem organizacional e Ludicidade.

Jader Cristino Souza-Silva, Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA

Doutor em Aprendizagem Organizacional pela UFBA/Michigam State University.

Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem organizacional e Formação de gestores.

Miguel Angel Rivera-Castro, Universidade Salvador, Salvador/BA

Doutor em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Áreas de interesse em pesquisa: Ciências sociais aplicadas.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Dos-Santos, M. G., Pereira, F. A., Souza-Silva, J. C., & Rivera-Castro, M. A. (2015). APRENDIZAGEM SOCIOPRÁTICA E INDIVIDUAL-COGNITIVA NA EMPRESA JÚNIOR BRASILEIRA. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(2), 309–339. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.235

Edição

Seção

Artigos