O USO DA TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Marcello Beckert Zappellini Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Simone Ghisi Feuerschütte Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238

Palavras-chave:

Triangulação, Pesquisa Qualitativa, Métodos de Pesquisa

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar o uso dos procedimentos de triangulação em pesquisas científicas em Administração feitas no Brasil. Entende-se a triangulação como um procedimento que combina diferentes métodos de coleta de dados, distintas populações (ou amostras), diferentes perspectivas teóricas e diferentes momentos no tempo, para consolidar suas conclusões a respeito do fenômeno que está sendo investigado. Existem diversos tipos de triangulação, mas, de modo geral, segue-se a classificação de Denzin (2005), que distinguiu a triangulação de dados, da teoria, de investigadores e metodológica, posteriormente ampliada e explicada por diferentes autores. Na análise realizada em artigos obtidos junto à base de dados Scielo Brasil, verificou-se uma diversificação no uso do método, por vezes aplicado de forma distorcida, havendo, sobretudo, confusão entre a triangulação de dados e a metodológica. Nesse sentido, o artigo conclui que são poucos os trabalhos que reconhecem o uso da triangulação com base nas diferentes perspectivas e propósitos apontados na literatura, embora se tenha observado um número significativo de estudos que a utilizam enquanto técnica de análise de dados baseada em fontes distintas de evidência empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Beckert Zappellini, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Doutorado em Administração pela UFBA.

Áreas de interesse em pesquisa: Administração Pública, Políticas Públicas, Avaliação de Serviços Públicos e Metodologia da Pesquisa Científica.

Simone Ghisi Feuerschütte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC.

Áreas de interesse em pesquisa: Metodologia da Pesquisa em Administração, Métodos Qualitativos de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Cultura Organizacional, Estudos sobre competências, liderança e outros temas relacionados à gestão da subjetividade nas organizações.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Zappellini, M. B., & Feuerschütte, S. G. (2015). O USO DA TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(2), 241–273. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238

Edição

Seção

Artigos