O USO DA TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238Palavras-chave:
Triangulação, Pesquisa Qualitativa, Métodos de PesquisaResumo
O objetivo do presente artigo é investigar o uso dos procedimentos de triangulação em pesquisas científicas em Administração feitas no Brasil. Entende-se a triangulação como um procedimento que combina diferentes métodos de coleta de dados, distintas populações (ou amostras), diferentes perspectivas teóricas e diferentes momentos no tempo, para consolidar suas conclusões a respeito do fenômeno que está sendo investigado. Existem diversos tipos de triangulação, mas, de modo geral, segue-se a classificação de Denzin (2005), que distinguiu a triangulação de dados, da teoria, de investigadores e metodológica, posteriormente ampliada e explicada por diferentes autores. Na análise realizada em artigos obtidos junto à base de dados Scielo Brasil, verificou-se uma diversificação no uso do método, por vezes aplicado de forma distorcida, havendo, sobretudo, confusão entre a triangulação de dados e a metodológica. Nesse sentido, o artigo conclui que são poucos os trabalhos que reconhecem o uso da triangulação com base nas diferentes perspectivas e propósitos apontados na literatura, embora se tenha observado um número significativo de estudos que a utilizam enquanto técnica de análise de dados baseada em fontes distintas de evidência empírica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.