Conhecimento Financeiro em Estudantes de Graduação: Impactos no Comportamento Financeiro e Implicações Para a Educação Superior

Publicado
2024-01-28

    Autores

  • Natan de Souza Marques Centro de Administração e Negócios (CAN), Universidade Cruzeiro Do Sul (UNICSUL)
  • Aline Mariane de Faria Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Centro Universitário Da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia De Medeiros (FEI)
  • Felipe José dos Santos Bastos Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Centro Universitário Da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia De Medeiros (FEI)
  • Victor Henrique Lana Pinto Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA), Universidade Federal De Viçosa (UFV)

Resumo

Este estudo visa tratar da temática do conhecimento financeiro de alunos de graduação no Brasil. Mais especificamente, o trabalho tem o objetivo de identificar o impacto desse conhecimento no comportamento financeiro desses alunos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa adota uma metodologia quantitativa, abordando alunos de graduação de três grandes grupos educacionais do Brasil. Os resultados reforçam o baixo desempenho desses alunos em conhecimento financeiro e confirmam que o maior conhecimento em finanças pessoais pode sim impactar no comportamento desses jovens no ensino superior. Essas constatações ressaltam a importância de revisitar e atualizar as políticas de Educação Financeira no Brasil. Acreditamos que também seja importante que as Instituições de Ensino Superior (IES) adotem a temática da Educação Financeira como “Temas Transversais” (TT) em suas unidades curriculares. Isso é relevante uma vez que há uma fragilidade nessa formação no ensino fundamental e médio no Brasil (OECD, 2020) e é um tema reconhecido como algo crítico para apoiar o crescimento econômico das nações (Zhang 2023). Assim, esta pesquisa tem contribuições teóricas e práticas. Primeiro, contribui teoricamente ao trazer insights do contexto brasileiro para o debate global sobre educação financeira. Segundo, possui uma contribuição prática ao enfatizar o impacto dos conhecimentos financeiras na tomada de decisão, e também indicar a fragilidade da temática em cursos de graduação, demandando por políticas públicas mais assertivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Marques, N. de S. ., Faria, A. M. de, Bastos, F. J. dos S. ., & Pinto, V. H. L. . (2024). Conhecimento Financeiro em Estudantes de Graduação: Impactos no Comportamento Financeiro e Implicações Para a Educação Superior. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(3). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2430