Conhecimento Financeiro em Estudantes de Graduação: Impactos no Comportamento Financeiro e Implicações Para a Educação Superior

Autores

  • Natan de Souza Marques Centro de Administração e Negócios (CAN), Universidade Cruzeiro Do Sul (UNICSUL)
  • Aline Mariane de Faria Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Centro Universitário Da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia De Medeiros (FEI)
  • Felipe José dos Santos Bastos Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), Centro Universitário Da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia De Medeiros (FEI)
  • Victor Henrique Lana Pinto Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA), Universidade Federal De Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2430

Resumo

Este estudo visa tratar da temática do conhecimento financeiro de alunos de graduação no Brasil. Mais especificamente, o trabalho tem o objetivo de identificar o impacto desse conhecimento no comportamento financeiro desses alunos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa adota uma metodologia quantitativa, abordando alunos de graduação de três grandes grupos educacionais do Brasil. Os resultados reforçam o baixo desempenho desses alunos em conhecimento financeiro e confirmam que o maior conhecimento em finanças pessoais pode sim impactar no comportamento desses jovens no ensino superior. Essas constatações ressaltam a importância de revisitar e atualizar as políticas de Educação Financeira no Brasil. Acreditamos que também seja importante que as Instituições de Ensino Superior (IES) adotem a temática da Educação Financeira como “Temas Transversais” (TT) em suas unidades curriculares. Isso é relevante uma vez que há uma fragilidade nessa formação no ensino fundamental e médio no Brasil (OECD, 2020) e é um tema reconhecido como algo crítico para apoiar o crescimento econômico das nações (Zhang 2023). Assim, esta pesquisa tem contribuições teóricas e práticas. Primeiro, contribui teoricamente ao trazer insights do contexto brasileiro para o debate global sobre educação financeira. Segundo, possui uma contribuição prática ao enfatizar o impacto dos conhecimentos financeiras na tomada de decisão, e também indicar a fragilidade da temática em cursos de graduação, demandando por políticas públicas mais assertivas.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Marques, N. de S. ., Faria, A. M. de, Bastos, F. J. dos S. ., & Pinto, V. H. L. . (2024). Conhecimento Financeiro em Estudantes de Graduação: Impactos no Comportamento Financeiro e Implicações Para a Educação Superior. Administração: Ensino E Pesquisa, 24(3). https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n3.2430

Edição

Seção

Artigos