Fatores Preditivos de Intenção de Evasão Discente em Cursos Técnicos e Tecnólogos
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2441Resumo
A evasão discente é um tema multifacetado e requer atenção a quais são seus fatores preditivos para sua mitigação. A revisão da literatura disponível sobre o tema permitiu condensar tais aspectos em acadêmicos, institucionais e pessoais em um modelo de variância, testado por meio de Equação Estrutural. Uma amostra não probabilística composta por 214 indivíduos foi utilizada para este fim. Os resultados indicaram que cerca de 38% da intenção de evasão pode ser explicada por três construtos. Aspectos acadêmicos: dificuldade das disciplinas (0,392; p<0,001), Aspectos pessoais: Preferência pela instituição (-0,211; p<0,05) e Situação financeira (0,274; p<0,01). As limitações e contribuições para novos estudos foram apontadas nas considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Filenga, Adriano Maniçoba Silva, Nalbert Seiji Kikuti Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.