Fatores Preditivos de Intenção de Evasão Discente em Cursos Técnicos e Tecnólogos

Autores

  • Douglas Filenga Institto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Adriano Maniçoba Silva Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Nalbert Seiji Kikuti Moura Institto Federal de São Paulo - Campus Suzano

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2441

Resumo

A evasão discente é um tema multifacetado e requer atenção a quais são seus fatores preditivos para sua mitigação. A revisão da literatura disponível sobre o tema permitiu condensar tais aspectos em acadêmicos, institucionais e pessoais em um modelo de variância, testado por meio de Equação Estrutural. Uma amostra não probabilística composta por 214 indivíduos foi utilizada para este fim. Os resultados indicaram que cerca de 38% da intenção de evasão pode ser explicada por três construtos. Aspectos acadêmicos: dificuldade das disciplinas (0,392; p<0,001), Aspectos pessoais: Preferência pela instituição (-0,211; p<0,05) e Situação financeira (0,274; p<0,01). As limitações e contribuições para novos estudos foram apontadas nas considerações finais.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Filenga, D. ., Silva, A. M., & Moura, N. S. K. . (2024). Fatores Preditivos de Intenção de Evasão Discente em Cursos Técnicos e Tecnólogos. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(2). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2441