Personalização no Contexto do Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura e Proposta de Implementação
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2493Resumo
A partir da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto da educação surgem modalidades como o e-learning (aprendizado apoiado nas TICs) e o blended learning (combinação de aprendizado presencial e online). Nesse cenário, uma necessidade latente é a discussão acerca da viabilização e da implementação de processos educativos personalizados conforme as necessidades e características dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi identificar as etapas que devem ser seguidas para a personalização de processos educativos no contexto do blended learning. Para que isso fosse possível, valeu-se de uma revisão sistemática da literatura e, com base nos resultados obtidos, propõe-se um framework a ser utilizado para a personalização da educação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). A estrutura proposta consiste em três módulos no AVA – do estudante, do conhecimento e da personalização –, sendo capaz de auxiliar docentes e instituições de ensino na implementação dessa tendência no ensino virtual.
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Copyright (c) 2025 Eduardo Henrique Celestino, Adriana Backx Noronha Viana

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