Personalização no Contexto do Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura e Proposta de Implementação

Autores

  • Eduardo Henrique Celestino Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEAUSP https://orcid.org/0000-0002-9696-0692
  • Adriana Backx Noronha Viana Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2493

Resumo

A partir da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto da educação surgem modalidades como o e-learning (aprendizado apoiado nas TICs) e o blended learning (combinação de aprendizado presencial e online). Nesse cenário, uma necessidade latente é a discussão acerca da viabilização e da implementação de processos educativos personalizados conforme as necessidades e características dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi identificar as etapas que devem ser seguidas para a personalização de processos educativos no contexto do blended learning. Para que isso fosse possível, valeu-se de uma revisão sistemática da literatura e, com base nos resultados obtidos, propõe-se um framework a ser utilizado para a personalização da educação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). A estrutura proposta consiste em três módulos no AVA – do estudante, do conhecimento e da personalização –, sendo capaz de auxiliar docentes e instituições de ensino na implementação dessa tendência no ensino virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Celestino, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEAUSP

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP) e mestrando em Administração pela mesma instituição na área de Métodos Quantitativos e Informática (MQI) tendo objeto de pesquisa o blended learning e suas formas de estruturação.

Adriana Backx Noronha Viana, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP de 24.03.2020 a 27.03.2020, com foco na atualização do emprego de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. É responsável por outras formações, além de publicação de artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa. 

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Celestino, E. H., & Backx Noronha Viana, A. (2025). Personalização no Contexto do Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura e Proposta de Implementação. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2493