Improvisação Teatral Para Alavancar o Ensino da Criatividade Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n2.2538Resumo
A criatividade tornou-se altamente valorizada em todos os aspectos da vida humana e das organizações. Como é possível desenvolvê-la como habilidade ou competência? Como ensinar e aprender a criatividade em administração? A improvisação teatral por meio de jogos fornece um meio poderoso e efetivo para esse desenvolvimento. O objetivo deste artigo é sistematizar recursos pedagógicos provenientes da improvisação teatral para alimentar o ensino da criatividade organizacional como prática. Com base em uma pesquisa qualitativa, com aplicações em sala de aula, durante aproximadamente dois anos, quatro semestres letivos, os resultados da pesquisa oferecem um conhecimento prático e didático para educadores: oito jogos de improvisação teatral aplicados ao ensino da criatividade organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pérola Cavalcante Dourado, Eduardo Paes Barreto Davel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.








