Quanto custa o Lattes? Compreendendo a Pós-Graduação como Trabalho e suas Implicações na Saúde Mental de Pós-graduandos em Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2543Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender se os pós-graduandos se reconhecem e são reconhecidos como trabalhadores intelectuais e como a dinâmica do trabalho acadêmico afeta a saúde mental desses trabalhadores. Como lente teórica, se adota a teoria do capital simbólico de Bourdieu e a Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, em uma perspectiva paradigmática inserida no âmbito qualitativo da construção humana e social. A partir de um estudo qualitativo básico foram realizadas 12 entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado com doutorandos de um PPG em administração de uma Universidade Federal brasileira, com aplicação da técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelam padrões comuns entre os pós-graduandos, apontando para a falta de reconhecimento como trabalhadores intelectuais. A concretização dessa identidade atravessa quatro perspectivas-chave: 1) reconhecimento pessoal; 2) reconhecimento legal; 3) reconhecimento social; e 4) reconhecimento institucional. Essa lacuna desencadeia diversas patologias, algumas temporárias e outras mais sérias, afetando a saúde mental e o desempenho acadêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laize Almeida de Oliveira, Mônica Carvalho Alves Capelle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.