Quanto custa o Lattes? Compreendendo a Pós-Graduação como Trabalho e suas Implicações na Saúde Mental de Pós-graduandos em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2543

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender se os pós-graduandos se reconhecem e são reconhecidos como trabalhadores intelectuais e como a dinâmica do trabalho acadêmico afeta a saúde mental desses trabalhadores. Como lente teórica, se adota a teoria do capital simbólico de Bourdieu e a Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, em uma perspectiva paradigmática inserida no âmbito qualitativo da construção humana e social. A partir de um estudo qualitativo básico foram realizadas 12 entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado com doutorandos de um PPG em administração de uma Universidade Federal brasileira, com aplicação da técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelam padrões comuns entre os pós-graduandos, apontando para a falta de reconhecimento como trabalhadores intelectuais. A concretização dessa identidade atravessa quatro perspectivas-chave: 1) reconhecimento pessoal; 2) reconhecimento legal; 3) reconhecimento social; e 4) reconhecimento institucional. Essa lacuna desencadeia diversas patologias, algumas temporárias e outras mais sérias, afetando a saúde mental e o desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Mônica Carvalho Alves Capelle, Universidade Federal de Lavras

Atualmente é professora Titular do Departamento de Administração e Economia, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014.

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Almeida de Oliveira, L., & Carvalho Alves Capelle, M. (2025). Quanto custa o Lattes? Compreendendo a Pós-Graduação como Trabalho e suas Implicações na Saúde Mental de Pós-graduandos em Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2543