Formação docente orientada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Uma análise dos Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2551

Resumo

Este estudo analisou os desafios enfrentados na formação de profissionais conscientes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), à luz da Agenda 2030 na visão das autoridades representativas nos Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Usando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, o estudo abrangeu Instituições de Ensino Superior (IES) stricto sensu com cursos de mestrado e doutorado como fator de inclusão para esta pesquisa. Por meio de um questionário online enviado no ano de 2023, os dados foram processados por meio do software Atlas.ti que auxiliou no desenvolvimento do tratamento dos dados para este estudo. Os resultados demonstraram que os principais desafios ressaltados pelas IES foram a inserção dos ODS em seus Programas de Pós-Graduação por meio das disciplinas e atividades; a resistência docente; a própria falta de compreensão sobre a Agenda 2030 e, o distanciamento com os temas de pesquisas dos estudantes. Esta pesquisa também comparou os resultados encontrados, com o estudo dos autores Acevedo-Duque et al. (2023), que investigaram os desafios de uma educação sustentável nos Programas de Pós-graduação nos países da América Latina e na Europa.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Nunes, R., Maria Lima Silva Borsatto, J., Alves de Araújo, A., & Silva Singh, A. (2025). Formação docente orientada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Uma análise dos Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(3). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2551

Edição

Seção

Chamado Especial: Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração