AÇÃO DIDÁTICA DE ENSINO SIMULADO: UMA PESQUISA-AÇÃO ACERCA DO CONTEÚDO DE MRP

Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Lenir Basso Zanon, Luiz Carlos Zucatto

Resumo


O presente trabalho apresenta e discute uma proposta de ação didática de ensino simulado, elaborada com base no conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo (shulman, 2005) e da epistemologia da prática da reflexão-na-ação e sobre a ação (schön, 2000), com o objetivo de propiciar novos entendimentos acerca do conteúdo de Material Requirements Planning – mrp i, em aulas de Administração da Produção de um curso de Bacharelado em Administração. A proposta da atividade de ensino foi subdivida em duas aulas, sendo a primeira denominada de apresentação do conteúdo científico e a segunda denominada de vivências mediadas.
Para investigar o desenvolvimento da proposta utilizou-se como caminho metodológico a pesquisa-ação por meio da realização de um exercício elaborado pelo docente da disciplina. Após a realização da atividade didática, verificou-se que os estudantes melhoraram a compreensão sobre os conceitos e da lógica de cálculo e operacionalização do mrp i.
 


Palavras-chave


ensino de Administração; ação didática simulada; conhecimento pedagógico do conteúdo; Material Requirements Planning – mrp

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.27

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2014 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia