AÇÃO DIDÁTICA DE ENSINO SIMULADO: UMA PESQUISA-AÇÃO ACERCA DO CONTEÚDO DE MRP
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.27Palavras-chave:
ensino de Administração, ação didática simulada, conhecimento pedagógico do conteúdo, Material Requirements Planning – mrpResumo
O presente trabalho apresenta e discute uma proposta de ação didática de ensino simulado, elaborada com base no conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo (shulman, 2005) e da epistemologia da prática da reflexão-na-ação e sobre a ação (schön, 2000), com o objetivo de propiciar novos entendimentos acerca do conteúdo de Material Requirements Planning – mrp i, em aulas de Administração da Produção de um curso de Bacharelado em Administração. A proposta da atividade de ensino foi subdivida em duas aulas, sendo a primeira denominada de apresentação do conteúdo científico e a segunda denominada de vivências mediadas.
Para investigar o desenvolvimento da proposta utilizou-se como caminho metodológico a pesquisa-ação por meio da realização de um exercício elaborado pelo docente da disciplina. Após a realização da atividade didática, verificou-se que os estudantes melhoraram a compreensão sobre os conceitos e da lógica de cálculo e operacionalização do mrp i.
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