O QUE É CIÊNCIA? UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ANALISADAS SOB A PERSPECTIVA DE EDGAR MORIN E DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Giancarlo Dal Bo Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Paula Patrícia Ganzer Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.282

Palavras-chave:

Ciência, Epistemologia, Paradigma, Morin

Resumo

Discussões a respeito dos paradigmas que modelam a ciência são importantes no sentido de promover uma reflexão entre os pesquisadores quanto ao seu papel na sociedade. O paradigma cartesiano-newtoniano encontra-se tanto no âmbito das ciências naturais quanto no âmbito das ciências sociais, que as tomaram como referência, sendo gradativamente colocado em questionamento, em função do esgotamento de sua força explicativa diante dos fenômenos da atualidade. Alguns autores propõem o paradigma da complexidade que teria, em função de características expostas neste trabalho, melhores condições de propiciar uma compreensão ampla do processo de construção do conhecimento. Por meio de revisão bibliográfica e de uma pesquisa quantitativa conduzida junto a alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração em associação ampla entre duas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, este artigo realiza a identificação das percepções vigentes em relação às posições epistemológicas e paradigmáticas assumidas no âmbito das ciências, confrontando-as com a proposta de Edgar Morin relativamente ao paradigma da complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Dal Bo, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia Corporativa e Estratégias de Marketing.

 

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Áreas de interesse em pesquisa: Capacidades Dinâmicas.

Paula Patrícia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Gestão do Conhecimento, Inovatividade e Métodos de Pesquisa em Administração.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Doutor em Administração pela Universitat Politècnica de Catalunya. Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Gestão Ambiental e Métodos de Pesquisa em Administração.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Doutor em Administração de Empresas pela Université de Sherbrooke, Canadá. Áreas de interesse em pesquisa: Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Estudos das Organizações.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Dal Bo, G., Biegelmeyer, U. H., Ganzer, P. P., Olea, P. M., & Dorion, E. C. H. (2015). O QUE É CIÊNCIA? UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO ANALISADAS SOB A PERSPECTIVA DE EDGAR MORIN E DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(3), 453–475. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.282

Edição

Seção

Artigos