LIMITAÇÕES E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM EXPERIENCIAL NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Leandro Costa Schmitz, Graziela Dias Alperstedt, Hans Michael Van Bellen, Janaina Lopes Schmitz

Resumo


O presente artigo aprofunda o estudo da utilização da abordagem experiencial na disciplina de gerenciamento de projetos em um curso de graduação em Administração por meio da apresentação dos resultados de uma pesquisa com duração de dois anos, que analisou as limitações e as dificuldades encontradas, sob o ponto de vista dos alunos. Para isso, inicialmente é evidenciado o problema da adequação do processo de ensino e aprendizagem ao conteúdo, bem como é apresentada a abordagem experiencial e sua aplicação na disciplina de gerenciamento de projetos. A pesquisa foi operacionalizada por meio de questionários com perguntas abertas para os alunos concluintes da disciplina ao longo de quatro semestres letivos, totalizando 157 respondentes. Das informações fornecidas emergiram categorias de análise para a abordagem das limitações, dificuldades e propostas de melhoria. Trechos das respostas foram utilizados para ilustrar as principais conclusões que apontam para a relevância das categorias Conteúdo, Tempo e Professor no que tange às limitações, das categorias Conteúdo, Tempo e Comprometimento quanto às dificuldades e, das categorias Conteúdo, Professor e Integração no que se refere às propostas de melhoria. Os resultados permitirão o aprimoramento na condução da disciplina.


Palavras-chave


Aprendizagem experiencial; Ensino de Administração; Gerenciamento de Projetos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.283

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia