LIMITAÇÕES E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM EXPERIENCIAL NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2015-09-30
Palavras-chave: Aprendizagem experiencial, Ensino de Administração, Gerenciamento de Projetos

    Autores

  • Leandro Costa Schmitz Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Hans Michael Van Bellen Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC
  • Janaina Lopes Schmitz Sociedade Educacional de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Resumo

O presente artigo aprofunda o estudo da utilização da abordagem experiencial na disciplina de gerenciamento de projetos em um curso de graduação em Administração por meio da apresentação dos resultados de uma pesquisa com duração de dois anos, que analisou as limitações e as dificuldades encontradas, sob o ponto de vista dos alunos. Para isso, inicialmente é evidenciado o problema da adequação do processo de ensino e aprendizagem ao conteúdo, bem como é apresentada a abordagem experiencial e sua aplicação na disciplina de gerenciamento de projetos. A pesquisa foi operacionalizada por meio de questionários com perguntas abertas para os alunos concluintes da disciplina ao longo de quatro semestres letivos, totalizando 157 respondentes. Das informações fornecidas emergiram categorias de análise para a abordagem das limitações, dificuldades e propostas de melhoria. Trechos das respostas foram utilizados para ilustrar as principais conclusões que apontam para a relevância das categorias Conteúdo, Tempo e Professor no que tange às limitações, das categorias Conteúdo, Tempo e Comprometimento quanto às dificuldades e, das categorias Conteúdo, Professor e Integração no que se refere às propostas de melhoria. Os resultados permitirão o aprimoramento na condução da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Schmitz, L. C., Alperstedt, G. D., Van Bellen, H. M., & Schmitz, J. L. (2015). LIMITAÇÕES E DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM EXPERIENCIAL NO ENSINO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(3), 537-569. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.283