A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS GESTORES: COMO OS PROFESSORES SE DEPARAM COM O ASSUNTO?

Autores

  • Izabela Teixeira Franco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS
  • Maísa Gomide Teixeira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS
  • Denise Barros de Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS
  • Rosamaria Cox Moura-Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.284

Palavras-chave:

sustentabilidade, educação para sustentabilidade, Administração

Resumo

A integração da temática de sustentabilidade nos conteúdos educativos promove a formação de cidadãos responsáveis por suas ações e com consciência do seu papel na sociedade. Ao ser levado para as salas de aula, esse assunto assume relevância também para formação de administradores, que influenciarão direta ou indiretamente a tomada de decisão dentro das organizações que, por sua vez, são responsáveis pelo desenvolvimento das nações e por grande parte dos problemas os quais a proposta de sustentabilidade combate. O presente estudo de cunho qualitativo possui o objetivo de investigar como ocorre a inserção do tema dentro dos cursos de ensino superior em Administração. Este propósito é abarcado por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, com enfoque no papel representado pelos docentes na veiculação do conteúdo sobre a sustentabilidade por meio das atividades acadêmicas. Verificou-se que os docentes consideram a sustentabilidade relevante para a formação dos futuros gestores, porém há divergência de opiniões quanto a sua abrangência.

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Biografia do Autor

Izabela Teixeira Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Áreas de interesse em pesquisa: Responsabilidade Social Empresarial.

Maísa Gomide Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos organizacionais, teoria institucional, processo decisório e gestão sustentável.

Denise Barros de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Doutor em Agronegócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse em pesquisa: Sustentabilidade em Agronegócios.

Rosamaria Cox Moura-Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Doutora em Administração pela Universidad de Salamanca – Espanha. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração e Responsabilidade Social Empresarial.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Franco, I. T., Teixeira, M. G., Azevedo, D. B. de, & Moura-Leite, R. C. (2015). A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS GESTORES: COMO OS PROFESSORES SE DEPARAM COM O ASSUNTO?. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(3), 571–607. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n3.284

Edição

Seção

Artigos