ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0003-3505-372X
  • Marcelo Álvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • José Ricardo Maia de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.341

Palavras-chave:

alfabetização financeira, habilidades latentes, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

O presente estudo teve por objetivo mensurar o nível de alfabetização financeira dos discentes do curso de Administração de empresas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Federal, sendo conduzida, para tal, uma survey com 307 alunos. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A título de resultado, foram obtidos indícios que permitem concluir pelo baixo nível de alfabetização financeira e pela existência de um perfil conservador de investimento por parte dos discentes. Esse cenário, alinhado aos estudos empíricos anteriores realizados no país, mostra-se preocupante dado o potencial de externalidades negativas decorrente de más decisões financeiras, sobretudo, relacionadas ao financiamento da casa própria e à preparação para a aposentadoria. O presente estudo contribui ao testar empiricamente, no contexto nacional, a utilização da TRI à estimação da alfabetização financeira, permitindo concluir que a TRI é uma opção metodológica importante na estimação desse traço latente, que possibilita a comparabilidade dos conhecimentos financeiros através de uma medida consistente e confiável, através de estudos, populações, realidades e programas distintos.

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Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Governança Corporativa e Gestão Pública.

Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Áreas de interesse em pesquisa: Contabilidade, Finanças, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.

José Ricardo Maia de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Áreas de interesse em pesquisa: Relatórios de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Juliana Reis Bernardes, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ

Licenciada em Letras pela Universidade de Pernambuco. Áreas de interesse em pesquisa: Consumo, Marketing, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Nascimento, J. C. H. B. do, Macedo, M. Álvaro da S., Siqueira, J. R. M. de, & Bernardes, J. R. (2016). ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(1), 147–175. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.341

Edição

Seção

Artigos